30.6.12

Oficinas, shows e concertos gratuitos

Com presenças de artistas de sucesso, projeto 'Musicafinidades', relaciona Modernismo de 1922 à música brasileira

Oficinas, shows e concertos gratuitos, ou a preços populares, fazem parte do Projeto “Musicafinidades”, que ocupa a Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio de Janeiro. Contemplado no Edital de Ocupação da Sala Funarte Sidney Miller / 2012, o projeto relaciona o movimento de Arte Moderna de 1922 à música brasileira.

A programação se divide em módulos, cada um com uma temática própria. O bloco “Música em 22”, o relembra a trajetória dos grandes músicos brasileiros que atuaram na Semana de Arte Moderna, revividos através de nomes consagrados da música erudita. Nos próximos dias, estão programadas neste módulo atrações como: Clara Sverner; Duo Alcantilado; Tira Poeira; Fernanda Canaud e David Chew; Camerata de Violões e Galo Preto. Além dos recitais, três oficinas estão na agenda: “Na Levada do Choro”, com o violonista Fabio Nin, “Villa-Lobos a Mil”, com o violonista e professor da UFRJ Paulo Pedrassoli, e “Ecos de 22”, com Thereza Christina Rocque Da Motta, poeta e editora. Leia sobre estas e outras oficinas aqui.

O convidado do dia 29 de julho, foi o Quinteto Villa Lobos, que escolheu peças de compositores que foram seus contemporâneos – como Lorenzo Fernandez e Ernesto Nazareth – e ainda de outros mestres do concerto no Brasil, como Radamés Gnattali e Edino Krieger – que dedicaram obras ao conjunto. Para compor o programa, o grupo parte do princípio de que todos estes também beberam na fonte da música popular brasileira – para eles, inesgotável – tendo como exemplo Villa-Lobos. Para o Quinteto, estes músicos transpuseram os limites e barreiras impostas pela classificação “erudito” e “popular” que, na opinião do conjunto, são estéreis.

Sobre o Quinteto Villa Lobos
Atualmente, o Quinteto Villa Lobos é formado por Rubem Schuenck, flauta; Luis Carlos Justi, oboé; Paulo Sergio Santos, clarineta; Philip Doyle, trompa; Aloysio Fagerlande, fagote. Além de Villa-Lobos, Reconhecido nível musical marca a trajetória do grupo que, em 2012, comemora seu cinqüentenário de atividades contínuas. Desde sua fundação, em 1962, o grupo se esmera na divulgação da música de câmara brasileira, ao mesmo tempo em que amplia seu repertório, que inclui vários gêneros. O trabalho do Quinteto alcançou popularidade, também graças a apresentações em espaços públicos e em escolas.

Projeto “Musicafinidades – Ecos de 22”
Bloco “Música em 22”
Quinteto Villa Lobos
Dia 29 de junho de 2012, às 12h30
Entrada Franca
Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa 16, térreo, Centro
Rio de Janeiro (RJ)

O Projeto “Musicafinidades…” foi contemplado no Edital de Ocupação da Sala Funarte Sidney Miller / 2012 (primeiro semestre)

Mais informações aqui
Acesse a agenda aqui
Leia mais sobre os vários blocos do projeto e acesse a programação completa aqui

Nenhum comentário: