25.6.12

1º Festival Gastronômico Peixe do Mar no Meio do Mundo

De 2 a 4 de agosto.

"O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Agência de Pesca do Amapá (Pescap), em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, por intermédio da Superintendência Regional e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), promove no período de 2 a 4 de agosto, o 1º Festival Gastronômico Peixe do Mar no Meio do Mundo.

A finalidade é promover a divulgação e comercialização de espécies de peixes do mar, uma vez que na costa do Amapá há uma grande concentração de pescado ainda não explorada, culminando na falta de hábito de consumo por parte da população local.

O Festival foi incluído na programação de eventos do GEA, em resposta ao projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa. Nesse sentido, servidores da Setur e Pescap estiveram reunidos nesta terça-feira, 19, para discutir o planejamento da organização e execução do evento.

O projeto envolve a promoção de quatro espécies de peixes, tais como: corvina, uritinga, gurijuba e tainha. A finalidade é comercializar cerca de três toneladas de peixes e frutos do mar, por mio da degustação de pratos que serão oferecidos a preços populares, no valor de R$ 5,00.

Haverá distribuição de livretos de receitas dos pratos apresentados, para o incentivo do consumo das espécies.

De acordo com a secretária da Setur, Helena Colares, uma estrutura será montada na avenida Mário Cruz, entre as ruas Cândido Mendes e São José, no Centro de Macapá (ao lado do Teatro das Bacabeiras). No local, serão montados stands, barracas, palco, lixeiras e colocados banheiros químicos, tudo para melhor atender os visitantes.

“Iguarias feitas com produtos do nosso Estado são responsáveis por atrair muitos turistas ao Amapá, por isso, queremos incrementar ainda mais a gastronomia local e a diversificação do produto turístico”, explicou Colares.

A expectativa é que o Festival atraia um público de 3 mil pessoas por dia, entre amapaenses e turistas."

Fonte: Chico Terra

Delícia de programação. Chega a dar água na boca, né? :)

Saudações culturais

Nenhum comentário: