5.7.09

II Simpósio de Educação Ambiental Empresarial do Rio de Janeiro

II Simpósio de Educação Ambiental Empresarial do Rio de Janeiro-(II SEARJ)


Data: De 27-29 de Outubro de 2009.
Local: Pavilhão João Lira Filho, Campus da UERJ-Maracanã
Entidade Promotora: Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Coordenador Geral: Alexandre de Gusmão Pedrini (LAFEA/DBV)
Gestão Administrativa: Centro de Estudos do Ibrag (CE-BIO/IBRAG)

Objetivos Principais do evento
1. Congregar os principais autores sociais envolvidos com a Educação Ambiental no contexto empresarial brasileiro, visando conhecer suas demandas, dificuldades, interesses, projetos e planos;
2. Difundir através de amplos debates, oficinas, palestras, mesas-redondas e conversas informais as experiências empresariais e acadêmicas com o fim de construir um corpo sólido de conhecimento na área;
3. Identificar parceiros no contexto empresarial para a construção participativa de Sociedades Sustentáveis, segundo o paradigma vigente oficial apresentado no Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA, segunda versão, 2005);
4. Conhecer o que vem sendo feito em EA pelas grandes corporações com o fim de colaborar para o seu permanente aperfeiçoamento;
5. Debater critica e construtivamente as normas governamentais (federais, estaduais e municipais) sobre EA no licenciamento, em TAC´s, atos compensatórios, etc, visando o seu aperfeiçoamento técnico a luz dos avanços na área empresarial e de EA.
6. Despertar jovens para a área de EAE, visando à renovação dos recursos humanos na área.
Conselho Científico:
Prof. Dr. Alexandre de Gusmão Pedrini (IBRAG-UERJ/REARJ/Conema); Prof. Dr. Carlos Frederico Loureiro (FE/UFRJ); Prof. Dr. Celso Sanchez (UNIRIO/UCAM/UVA); Profa. Dra. Elza Maria Neffa Vieira de Castro (EDU/UERJ); Prof. Dr. José Antonio Puppim (Universidade de Londres, Inglaterra); Prof. Dr. Mauro Guimarães (UFRRJ)-
Conselho Empresarial: Suzana Sattamini (Cenpes/Petrobrás); Liliane Capistrano ( Ambieco); Marilena Lino de Almeida Lavorato (Mais Projetos); Lindomar Alves Lima (Ciclos Consultoria Ambiental); Lucila Fernandes Lima; (ZHQ Meio Ambiente-SP); Claudia Mello (QMN Gestão e Treinamentos Ltda);
Atividades Previstas:
Horário
Terça-Feira
Quarta-Feira
Quinta-feira
09h
às
10h
Inscrições e credenciamento
(Subsolo da Capela Ecumênica)
Capela Ecumênica
Mesa-Redonda: A EA pelo licenciador:
Mediador: Elida Seguin Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.
Debatedor/Relator: Prof. Dr. Carlos Frederico Loureiro (FE/UFRJ);
Palestrantes:
Edmilson Maturama (IBAMA/ DILIC/ SEAGEP); A EA no licenciamento ambiental do Ibama
Livia da Rós de Mattos (IEMA/ES);
A EA no licenciamento ambiental estadual do Iema
Lara Moutinho (SEAM/SEA/RJ); A EA no licenciamento ambiental estadual da SEA/RJ
Debate Público
Capela Ecumênica
Apresentação oral dos trabalhos científicos
10 h às
12h
Capela Ecumênica
Abertura:
Diretor do Ibrag: Israel Felzenszwalb, Superintendente do Ibama-RJ Adilson Gil,; Secretário de Meio Ambiente do Estado e Município do SEA/RJ e demais autoridades
Palestra Magna
A EA no Licenciamento Ambiental do Brasil
Dr. Roberto Messias Franco; Presidente do Ibama-à confirmar
Subsolo da Capela Ecumênica
Coquetel Orgânico
Relançamento do livro:
Educação Ambiental Empresarial no Brasil da Editora RiMa
13h
às
14h
Almoço
Almoço
Almoço
14h
às
17h
Oficinas
1. Mudanças Climáticas: Vilmar Berna (REBIA)-Aud. 11
2. Introdução ao Mercado de Créditos de Carbono. Esp. Denise de Mattos Gaudard (Saber Global)-Aud. 13
3. Metodologia Corpo e Alma na EAE: Dra. Ivana Ribeiro (Ibev)-Aud. 33
4. A EA na Responsabilidade Socioambiental Empresarial; Profª Lucila Fernandes Lima; (ZHQ Meio Ambiente)-Aud. 53
Capela Ecumênica
Mesa-Redonda: A EA no contexto empresarial.
Mediador: Esp. Lindomar Alves Lima (Ciclos Consultoria Ambiental)
Debatedor/Relator: Prof. Dr. Phillipe Layrargues (UnB); à confirmar
Palestrantes:
Biol. Marcio Mota (MJ M Serviços Técnicos Ambientais). A EAE no Contexto das Partes Interessadas:
Dra. Ivana Ribeiro (Ibev); Metodologia Corpo e Alma na EAE
Debate Público
Capela Ecumênica
Definiçao da sede do III SEAERJ e da comissão organizadora
Avaliação do evento
Entrega dos certificados
Encerramento
17h
às
21h
Subsolo da Capela Ecumênica
Roda de Conversa com autores de livros em EAEB:
Layrargues ; Lima et al
Loureiro et AL; Pedrini et al

Apoio: Conselho Regional de Biologia 02 (RJ/ES); Ambieco, Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA); Secretaria do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (SEA/RJ); Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMA)-RJ; Departamento de Extensão da UERJ; NUREDAM/EDU/UERJ; IFRJ/RJ: Ciclos Consultoria Socioambiental; Liter e Arte Brasil; Mais Projetos; ZHQ Meio Ambiente-SP; QMN Gestão e Treinamentos Ltda; Saber Global, Rede de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro (REARJ).

Agência de Turismo: Terra Sólida Turismo
INSTRUÇÕES E NORMAS PARA AUTORES DOS ANAIS do II SEAERJ
EIXOS TEMÁTICOS: 1) Educação Ambiental no setor produtivo; 2) Mudanças Climáticas e Aquecimento Global; 3) Mecanismos de Desenvolvimento Limpo e Mercado de Carbono; 4) Educação Ambiental no Processo de Licenciamento Ambiental; 5) Educação Ambiental em Acidentes e Incidentes Ambientais; 6) Treinamento, capacitação e educação ambiental nas Certificações Empresariais; 7) Educação Ambiental na Responsabilidade Socioambiental; 8) Educação Corporativa e no Trabalho; 9) Compensação Ambiental; 10) Educação Ambiental no SGI/SMS; 11) Educação Ambiental na Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional; 12) Agenda 21 empresarial.
AS DATAS MÁXIMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS : Até 30 de agosto de 2009 envio da primeira versão e caso seja aceito de imediato não precisará reencaminhar o texto, mas se cair em exigências de aperfeiçoamento do Comitê editorial (CE) terá que ser postado até 15 de setembro de 2009.
NORMAS DE SUBMISSÃO: Só serão aceitos trabalhos para os anais se tiver, pelo menos, um autor inscrito com o pagamento da taxa de inscrição realizada. A contribuição terá que ser original e inédita e não pode ter sido apresentado nos mesmos termos em outro evento ou periódico científico ou técnico de acesso público. Cada arquivo para submissão terá que estar em formato Microsoft Word de 2003 e não pode ultrapassar 2MB. Todos os endereços eletrônicos têm que estar ativos e prontos para clicar. O texto tem que seguir os padrões de formato e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores. As normas bibliográficas básicas têm que seguir as da ABNT de 2002. Não será aceito trabalho sem referencial teórico e nem citação de fonte bibliográfica que não seja de acesso público.
DIRETRIZES PARA AUTORES: ENDEREÇO PARA ENVIO DOS MANUSCRITOS: Prof. Alexandre de Gusmão Pedrini, Rua Jorge Rudge, 14/402, CEP 20550-220-Vila Isabel, Rio de Janeiro-RJ. Caso os autores não produzam as modificações solicitadas pelo CE sem as devidas argumentações em contrário e que venham a ser aceitas , provando suas refutações o trabalho poderá não ser incluído nos anais, sendo, porém mantida a inscrição paga como participante sem trabalho.
ESTRUTURA DO MANUSCRITO: O manuscrito deve ser iniciado com o Titulo, que deve ser conciso e informativo, com no máximo 15 palavras, todo em maiúsculas, negrito e centralizado. Os subtítulos incluídos no texto devem ser em maiúsculas, não numerados e alinhados à esquerda. Logo após o Título inserir o Resumo que conterá a síntese das idéias mais importantes do trabalho, escrito em espaçamento simples e num único parágrafo com 200-400 palavras com 5 Palavras-chave ao final. O Abstract terá 5 Keywords. O conteúdo do trabalho terá que conter: Título, Autores (com o site de cada o autor no CV Lattes do CNPq), vinculação institucional e endereço postal e virtual, Resumo, Abstracts, Introdução, Metodologia, Resultados e/ou Discussão, Conclusões, Recomendações (se for o caso), Agradecimentos e Literatura Citada.
FORMATAÇÃO: O manuscrito deve ser editado em Microsoft Word versões 2000-2003, sendo formatado em tamanho A4 (210 x 297 mm), texto na cor preta e fonte Times New Roman, tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para citações longas, legendas de figuras, tabelas, quadros, gráficos (em preto e branco) e referências, com ilustrações em escala cinza. Todas as margens do manuscrito (superior, inferior, esquerda e direita) devem ter 2,0 cm. O espaçamento entre parágrafos: 0; entre linhas: 1,5; alinhamento justificado; recuo especial da primeira linha: 1,25. Não serão aceitas notas nem de rodapé nem ao final. O resumo, as referências, as legendas de ilustrações e tabelas, as citações textuais longas devem ser formatadas em espaço simples de entrelinhas. Tabelas, gráficos, desenhos, mapas e fotografias, lâminas, plantas, organogramas, fluxogramas, esquemas ou outros elementos autônomos têm que aparecer na própria página onde está inserido o texto a que se refere. Os manuscritos terão que ser enviados em duas vias impressas, além de seu arquivo num DVD ou CD, sendo que êle terá quer ter o seguinte nome: trabseaerj+ sobrenome dos autores juntos. Por exemplo: trabseaerjpintocarvalho.doc
DIREITOS AUTORAIS: O II SEAERJ deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, desde que os devidos créditos sejam dados ao II SEAERJ. Todos os trabalhos publicados poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas. Arquivo com vírus será sem direito a reclamações posteriores. Os assuntos omissos serão resolvidos pelo CE.
Períodos de inscrição para o II SEAERJ
Site do II SEAERJ: (www.seaerj.com.br)
Estudante de nível médio, graduação/pós-graduação(100)
Profissional
(200)
Inscrito no CRBio-02
De 10.07-30.08. 2009
50,00
80,00
50,00
Até 30.09. 2009
80,00
100,00
80,00
Até o primeiro dia do evento
100,00
120,00
100,00
Oficina: R$ 50,00 (aos inscritos apenas nas oficinas não receberão o material do congresso)
Inscrição, apenas, por e-mail para cienciasuerj@gmail.com com cópia para pedrini@uerj.br, enviando comprovação de pagamento escaneado (extrato de pagamento no Banco Real) por arquivo; no caso de solicitação de desconto na inscrição valerá a data de chegada no e-mail acima e o documento comprobatório da situação de desconto terá que ser igualmente escaneado e enviado junto. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail. Para inscrição no evento uma ficha de inscrição terá que ser inteiramente preenchida no site. Ao fazer o pagamento da inscrição e enviar sua comprovação o interessado poderá enviar seu trabalho para submissão ao CE.
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http://terevictorino-ea.blogspot.com/

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