26.3.12

Curso Inédito de Teatro em Araruama está com inscrições abertas

Estão abertas inscrições para curso Pré-Técnico em Teatro – Ator Criador, para formação de atores/empreendedores. O curso ministrado pelo diretor Márcio Brito Neto será uma preparação para as principais escolas técnicas e de graduação em teatro do Rio de Janeiro, com foco em interpretação, produção e captação de recursos para projetos culturais.
O curso será dividido em quatro módulos de seis meses de duração cada, com disciplinas de Expressão Corporal, História do Teatro, Teoria do Teatro, Interpretação, Produção e Marketing Cultural e, oficinas de iluminação, cenário, figurino e maquiagem. Os alunos produzirão os espetáculos de avaliação e terão oportunidade de vivenciar o dia-a-dia do fazer teatral. Ao final de dois anos o projeto produzido e encenado pelos alunos será apresentado em teatros da capital, sob produção e direção do ministrante.

Segundo o professor Márcio Brito Neto, que também é ator e produtor cultural, graduando em Cinema pela PUC-Rio, formado em Interpretação pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) e em produção cultural com Adriana Facina (Universidade Federal Fluminense – UFF), o curso é voltado para alunos que tenham como objetivo se tornar atores, porém mais do que isso entender como funciona uma produção, desde a escolha do texto até a prestação de contas.

O futuro ator terá acesso às técnicas de interpretação, assim como aprenderá a elaborar planilhas orçamentárias, enquadrar projetos em leis de incentivo, captar recursos, escolher a equipe técnica e entender sobre as demais áreas que compõem um espetáculo teatral. O principal objetivo, segundo o professor, é formar atores empreendedores que não abram mão das suas ideias em função da indústria cultural e de empresas mercenárias que visam apenas o retorno midiático e não o valor artístico da proposta.

Mediante aula/teste que será realizada dia 13 de abril às 17h, os interessados que comprovarem carência poderão concorrer a 25 bolsas sociais no valor de 100%, financiadas pelo Supermercado Só Ofertas.

No dia 20 de abril às 17h haverá um grande evento de abertura do curso com presença do Ator da Rede Globo Flávio Bauraqui, apresentação do espetáculo A Casa da Berinjela e o som do coletivo sonoro carioca Pagusom.

O curso ocorrerá às sextas-feiras das 17h às 22h (à partir de 16 anos) e sábados 08h às 13h (14 a 16 anos). O valor do investimento é de R$ 70 mensais para alunos não bolsistas.

Inscrições para concorrer as bolsas e matrículas poderão ser solicitadas na secretaria da Casa de Cultura de Araruama ou através dos telefones (22) 8808-9846 / (21) 8096-0797 ou através do e-mail: marciobritoneto@hotmail.com

Revista Fator

Nenhum comentário: