31.1.12

MinC realiza oficinas em MG e AL para o edital Mais Cultura

A Representação Regional da Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC), em Minas Gerais, está realizando uma série de oficinas a fim de orientar produtores culturais e artistas da Bacia do Rio São Francisco a elaborarem projetos para participar do edital Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco. Esta é a quarta edição do edital, que já contemplou realizadores culturais nas regiões do Semiárido, Amazônia Legal e Territórios da Paz.

O edital está com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro e vai selecionar propostas nos segmentos das Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Literatura, Audiovisual, Moda e Expressões Artísticas da Cultura Popular. Serão selecionados 1,050 mil projetos que receberão prêmios de R$ 15 mil cada um, perfazendo um investimento total de R$ 15,75 milhões.

Os Microprojetos contemplarão a população jovem dessas localidades, na faixa etária de 17 a 29 anos. A Bacia do Rio São Francisco compreende 504 municípios localizados nos estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe.

As oficinas de capacitação dos produtores culturais estão sendo ministradas pela superintendente regional da Funarte Minas Gerais, Mirian Lott. Já foram realizadas nos municípios de Maceió e Arapiraca, no estado de Alagoas, e as próximas serão no norte de Minas Gerais, nas cidades de Três Marias (30/01), Buritizeiro (31/01), Pirapora (01/02), São Francisco (02/02), Januária (03/02) e Manga (04/02). A população dessas localidades está sendo convocada pelas secretarias municipais de cultura, que estão trabalhando em parceria com a Funarte/MinC.

O edital Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco é uma política pública do Ministério da Cultura (MinC) que dialoga com as ações do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco. Tem o objetivo de apoiar ações artísticas e culturais de baixo orçamento, fixando a mão-de-obra local, criando opções de sustentabilidade econômica às populações por meio dos produtos culturais, além de estimular à cidadania e de promover a descentralização da política de fomento para a produção cultural no país.

Informações: clique aqui. (arquivo em pdf)

Nenhum comentário: