22.11.11

Fazendo Música – Meu Instrumento (SP)

No primeiro dia de apresentação (15.11) a plateia se surpreendeu ao ouvir o som de uma flauta muito utilizada em cerimônias indígenas, tocada pelo flautista Teco Cardoso. A próxima apresentação será dia 22.11 com, O Mundo da Percussão com Duo Ello (Carlos Stasi e Luiz Guello) às 13h e às 19h30.

A apresentação do projeto Fazendo Música – Meu Instrumento é uma oportunidade única de conhecer a música por dentro, pela perspectiva de quem a faz, além de desvendar a relação de amor do músico com o seu instrumento de trabalho. Tudo com uma abordagem informal, leve e bem humorada.

A proposta da série é que não se consolide apenas como um show de música instrumental e sim promover um intercâmbio de ideias entre músicos e plateia. Serão quatro módulos, com uma apresentação na hora do almoço e outra no fim da tarde.

Grandes intérpretes brasileiros, com carreiras brilhantes em vários segmentos, irão mostrar a particularidade de cada família de instrumentos musicais (sopros, percussão, cordas), sua utilização por meio de vários estilos e épocas, e apresentar um repertório especialmente concebido para demonstrar as infinitas possibilidades de execução. O repertório vai de Pixinguinha a Dori Caymmi, de Beethoven a Hindemith, criando um grande panorama musical dos últimos duzentos anos.

Próximas apresentações

22.11.11 (terça – feira) - Espetáculo Musical – O Mundo da Percussão com Duo Ello (Carlos Stasi e Luiz Guello)

Um repertório único, pois as obras são todas originais e também usam sempre técnicas inovadoras de execução, não importando o instrumento utilizado. O público poderá presenciar o trabalho de um dos melhores duos de percussão do país que, de forma natural, une o erudito contemporâneo ao popular, visto que cada um dos dois músicos cresceu em tradições musicais consideradas diferentes. Luiz Guello é reconhecido como um dos melhores pandeiristas do país, já o músico Carlos Stasi é amplamente conhecido pela habilidade com o reco-reco. Na apresentação serão utilizados gongos, frigideiras, cajon, guira (um tipo de reco-reco dominicano), berimbau, entre outros.

29.11.11 (terça – feira) - Espetáculo Musical – As Cordas do Pop com Tuco Marcondes e convidados

Na apresentação Tuco Marcondes vai executar canções onde a guitarra exerce funções diferentes como bases, solos e texturas, explorando recursos eletrônicos como ecos e distorções. No repertório, além de canções de sua autoria, outros nomes como Beatles, The Police e clássicos do pop também serão executados nessa apresentação. O músico irá utilizar guitarra elétrica, violão de cordas de aço, tendo como destaque o ukelele havaiano, instrumento que está sendo muito utilizado na música pop nos últimos tempos.

06.12.11 (terça – feira) - Espetáculo Musical –  Violino & Cia com Ensemble SP (Betina Stegmann e Nelson Rios, Marcelo Jaffé e Robert Suetholz)

O público vai apreciar as diversas sonoridades do violino em diferentes formações. Jean Marie Leclair, Johann Sebastian Bach,  Beethoven e Nelson Ayres serão alguns nomes consagrados da música que farão parte do repertório do show. O violino da Betina Stegmann está entre os mais antigos, com 130 anos, o violoncelo do Robert Suetholz tem 50 anos, o violino do Nelson Rios tem 80 e a viola do Marcelo tem 57 anos. Os arcos são de pau-brasil, sendo alguns deles com mais de 100 anos.

Centro Cultural Banco do Brasil - SP
Endereço: Álvares Penteado, 112, Centro
Telefones: (11) 3113-3651 / 3113-3652

Horários: 13h e 19h30
Classificação: Livre
Ingressos: R$ 6,00 e R$3,00 (meia)
Tem acesso para deficientes
Bilheteria: ingressos vendidos na bilheteria do CCBB e no ingresso rápido.
Capacidade: 125 lugares

Informações à imprensa:
MARRA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Tel./fax: 11-3258-4780

16.11.11

Vida digital

Não sei dizer se é um fato real, como informa no e-mail que recebemos, ou se é um caso de ficção. Não importa. O fato é que, com esse e-mail circulando, ele tanto pode funcionar como um alerta aos jovens e usuários de internet quanto como um tutorial aos maus intencionados, não concordam?

Então, porque não ficar prevenido, evitando expor-se demais em facebooks, orkuts e messengers da vida? Evite postar fotos para amigos que não conhece pessoalmente e, principalmente, tenha muito cuidado com as informações que pode acabar passando numa simples conversa, aparentemente inofensiva e casual, com quem você não tem certeza de quem realmente é.

Após  deixar seus livros no  sofá ela decidiu comer  um lanche e entrar  online. Conectou-se com  o seu nome na tela: Docinho14. Revisou sua lista de amigos e viu que Meteoro123 estava conectado. Ela  enviou uma mensagem  instantânea:

Docinho14: Oi. Que sorte que vc está aí! Pensei que alguém me seguia na rua hoje. Foi esquisito mesmo!

Meteoro123: RISADA. Vc assiste muita TV. Por que alguém te seguiria? Vc não mora em um bairro seguro?

Docinho14: Com certeza. rsrsrs. Acho que imaginei isso porque não vi ninguém quando virei.

Meteoro123: A menos que vc tenha dado teu nome online. Vc não fez isso, né?

Docinho14: Claro que não. Não sou idiota, vc já sabe.

Meteoro123: Você jogou vôlei depois do colégio hoje?

Docinho14: Sim e ganhamos!

Meteoro123: Ótimo! Contra quem?

Docinho14: Contra as Vespas do Colégio Sagrada Família. rsrsrs. Seus uniformes são um nojo! Pareciam abelhas.. rsrsrsrsrs

Meteoro123: Como se chama teu time?

Docinho14: Somos os Gatos de Botas. Temos garras de tigres nos uniformes...São muito legais.

Meteoro123: Você joga no ataque?

Docinho14: Não, jogo na defesa. Tenho que sair. Tenho que fazer minha tarefa antes que cheguem meus pais. Não quero que fiquem bravos. Tchau!

Meteoro123: Falamos mais tarde. Tchau.

Entretanto Meteoro123 foi ao menu de membros e começou buscar sobre o perfil dela. Quando apareceu, copiou e imprimiu. Pegou uma caneta e anotou o que sabia de Docinho14 até agora.

Seu  nome: Tatiane
Aniversário: Janeiro 3, 1993.
Idade.: 13.:
Cidade onde vive: Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná.
Passatempos: vôlei , inglês, natação e passear nas lojas.

Além  desta informação sabia  que vivia em Santo  Antônio da Platina  porque lhe tinha contado  recentemente. Sabia que  estava sozinha até  as 6.30 PM todas  as tardes até que  os pais voltavam do  trabalho. Sabia que  jogava vôlei nas quintas  feiras de tarde com  o time do colégio,  os Gatos de Botas.

Seu  numero favorito, o 4,  estava estampado na  sua jaqueta. Sabia que  estava na oitava série  no colégio Sebastião  Paraná. Ela tinha contado  tudo em conversas online.

Agora  tinha suficiente de  informação para encontrá-la.  Tatiane não contou  a seus pais sobre  o incidente ao voltar  do parque. Não queria  que brigassem com ela  e que lhe impedissem  voltar caminhando dos  jogos de vôlei.

Os pais sempre exageram e os seus eram os piores. Ela teria gostado não ser filha única.

Talvez  se tivesse irmãos seus  pais não tivessem sido  tão sobre-protetores.
Na quinta feira Tatiane já tinha esquecido que alguém a seguia. Seu jogo estava em plena ação quando de repente sentiu que alguém a observava. Então lembrou. Olhou desde sua posição para ver um homem observando-a de perto.

Estava  inclinado contra a cerca  na arquibancada e sorriu  quando o viu. Não
parecia alguém de quem temer e rapidamente fugiu o medo que sentiu. Depois do jogo, ele sentou-se num dos bancos enquanto ela falava com o treinador. Ela percebeu seu sorriso mais uma vez quando passou do lado.

Ele acenou com a cabeça e ela devolveu o sorriso. Ele percebeu seu nome nas costas da camiseta. Sabia que a tinha achado.

Silenciosamente  caminhou numa distância  certa atrás dela. Eram  só umas quadras até  a casa de Tatiane  quando viu onde morava  voltou logo ao parque  para procurar seu carro.

Agora tinha que esperar. Decidiu comer algo até que chegou a hora de ir à casa de Tatiane. Foi a uma lanchonete e sentou até a hora de começar seu objetivo.

Tatiane  estava no seu quarto,  mais tarde essa noite,  quando ouviu vozes na  sala. “Tati, vem aqui!”, chamou seu pai. Parecia perturbado e ela não imaginava o porquê. Entrou na sala e viu o homem do parque no sofá.“Senta aí”, começou seu pai, “este senhor nos acaba de contar uma história muito interessante sobre você”.

Tatiane  sentou-se. Como poderia  ele contar-lhes qualquer  coisa? Nunca o tinha  visto antes de hoje!

“Você sabe quem sou eu?” perguntou o homem.

“Não‘” respondeu Tatiane.

“Sou polícia e teu amigo do chat, Meteoro123”.

Tatiane  ficou pasmada. “É impossível! Meteoro123 é um menino de minha idade! Tem 14 e mora em Minas Gerais !”.

O  homem sorriu. “Sei que eu disse tudo isso, mas não era verdade. Veja, Tatiane, tem gente na internet que se faz passar por garotos; eu era um deles. Mas enquanto alguns o fazem para machucar crianças e jovens e fazer dano, eu sou de um grupo de pais que o faz para proteger as crianças dos malfeitores. Vim te encontrar para te ensinar que é muito perigoso falar online. Você me contou o suficiente sobre você para eu te achar facilmente... Você me deu o nome da tua escola, do teu time e em que posição você joga”.

O  numero e teu nome  na jaqueta fizeram com  que eu te encontrasse  rapidinho.
Tatiane gelou. “Você quer dizer que não mora em Minas Gerais?”. Ele riu.
“Não, moro em Santo Antonio da Platina. Você se sentiu segura achando que
morava longe, né?”

“Eu tenho um amigo cuja filha era como você. Só que ela não teve tanta sorte. O cara a encontrou e a assassinou enquanto estava sozinha em sua casa. Ensina-se  as crianças e jovens a não dizer pra ninguém quando que
eles estão sozinhos, porém contam isso o tempo todo pela internet.

As  pessoas maldosas te  enganam para tirar informação  daqui e de lá  online. Antes que você  saiba você já lhes  contou o suficiente  para ele te achar  sem você perceber.  Espero que você tenha  aprendido uma lição  disto e que não  o faças de novo.

Conta  a outros sobre isto  para que também estejam  seguros”.

“Prometo que vou contar!”.

Essa noite, Tatiane e seus pais ajoelharam-se juntos e agradeceram a Deus por protegê-la do que poderia ter sido uma situação trágica...

14.11.11

Poeta Saia da Gaveta - 18 anos

Não veio nenhum informação no corpo do e-mail, só imagem.



NOTA: Aproveitamos a ocasião para lembrar aos amigos e criadores de boletins que não se esqueçam que existem pessoas com deficiencia visual e que mensagens enviadas só em imagens impossibilitam a participação deste público especial. As informações princiais devem vir SEMPRE digitadas no corpo do e-mail.
Vamos garantir a ACESSIBILIDADE às mensagens, ok?

Ciranda de Natal do Poveb

Festa de Encerramento das Atividades do Ano

"Dia 02/12/2011 (sexta-feira)
A partir das 19h, no Salão de Festas do Edifício Canova, no Condomínio Novo Leblon, na Av. das Américas, 7607, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

A poesia, como sempre, ao lado da gente. Como nesses momentos de confraternização com os que seguem acreditando nessa idéia. Mas também com aqueles que por aqui já estiveram ou com os que estiverem com vontade de nos conhecer.

Se possível, traga um poema para o seu amigo oculto. Ou uma simples lembrança. Mexa com aquela criança que somos.

Sendo uma festa comunitária, são bem-vindas colaborações. Contate a Mariangela (21-8186-8807) para esse fim. E depois é só curtir a alegria e a poesia que, se não for a melhor, é a que pudemos buscar.

Aluizio Rezende   
P.S. Peço a quem puder comparecer que, por gentileza, confirme a sua presença por e-mail ou telefone (8625-7878, Aluizio ou 8186-8807, Mariangela)."

7.11.11

III ENFEPro - Encontro Fluminense de Engenharia de Produção

Organizado pela SFEP - Sociedade Fluminense de Engenharia de Produção para discutir temas emergentes da área.

Em 2011, o III ENFEPro analisa os:

PROJETOS DE ALTA COMPLEXIDADE NO RIO DE JANEIRO, novos desafios para a Engenharia de Produção

Rio de Janeiro/RJ
10 e 11 de Novembro de 2011

CEFET/RJ
  - Av. Maracanã, 229

Universidade Veiga de Almeida
  - R. Ibituruna, 108

Inscrições para o III ENFEPro:
exclusivamente pelo portal
www.enfepro.org

Site temporariamente off-line

O servidor onde o site da Liter & Art Brasil está hospedado está passando por atualizações e mudança.

Esperamos que em breve o serviço seja normalizado.

Saudações culturais
Liter & Arte Brasil

5.11.11

Você precisa ver esse vídeo da Nasa

A Nasa, a agência espacial americana, divulgou imagens da Terra realizadas a partir da Estação Espacial Internacional.

Os vídeos, que constam do acervo do Laboratório de Ciência e Análise de Imagens da Nasa, mostram imagens impressionantes do nosso planeta, registradas a partir da posição privilegiada da Estação Espacial Internacional.

A estação orbita a cerca de 360 quilômetros da superfície da Terra a uma velocidade de 29 mil quilômetros por hora.

Veja o vídeo na página da BBC Brasil:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/11/111104_nasa_terra_video_bg.shtml

4.11.11

Apoio ao site Congresso em Foco

"Desde o final de julho, o Congresso em Foco publica série de reportagens sobre os supersalários pagos a políticos, autoridades e servidores no Executivo, Legislativo e Judiciário. Em agosto, o site revelou quem eram e quanto ganhavam os 464 funcionários do Senado que, de acordo com auditoria do TCU, já recebiam remunerações além do teto constitucional em 2009 (veja a lista).  Àquela época, havia salários de até R$ 46 mil." (Congresso em Foco)


Quem são os servidores que processam o Congresso em Foco
http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/quem-sao-os-servidores-que-processam-o-congresso-em-foco/

Processos em massa ameaçam Congresso em Foco
http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/acoes-judiciais-em-massa-ameacam-congresso-em-foco/

Ações tentaram censura prévia ao Congresso em Foco
http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/sindilegis-tentou-censura-previa-do-congresso-em-foco/

Clique aqui para acessar o PDF com a íntegra da ação proposta pelos servidores.
http://s3.amazonaws.com/cfstatic/wp-content/uploads/2011/10/acao_servidor_contra_congressoemfoco.pdf

Tudo sobre Supersalários
http://congressoemfoco.uol.com.br/category/supersalarios




"Enquanto isso, nossa desigualdade econômica e social persiste, alimentada por políticas públicas ineficientes, por gestores incompetentes e pela corrupção generalizada."
Roberto Freyre, em O índice da desigualdade.
Fonte: Boletim Senado na Mídia / Brasil Econômico

FACEBOOK, Congresso em Foco: http://www.facebook.com/congressoemfoco

Lamentamos essa afronta absurda que o Congresso em Foco vem sofrendo por mostrar a verdade. Como apoio, fica esta nossa pequena contribuição na divulgação dos Supersalários.

Elida Kronig, representante da OSCIP Liter & Arte Brasil

Saudações culturais

3ª edição do “Dia da Rua” - Oi Novo Som

No próximo domingo, dia 6/11, será realizado no Rio de Janeiro, a 3ª edição do “Dia da Rua”, que conta com o apoio do Portal Oi Novo Som. Serão 10 shows gratuitos ao longo da orla das praias de Ipanema, Leblon e Arpoador – avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira – onde serão montados os palcos. O último show será realizado na praia do Arpoador, local em que foi originalmente criado o Circo Voador, no verão de 1982.  

Idealizado pelo cantor e compositor Qinho e pelo poeta e ator Freddy Ribeiro, o evento reúne bandas e artistas da nova safra da música independente brasileira. Produzido pelos próprios artistas desde a primeira edição, em 2008, já participaram do projeto ao todo 30 bandas. Os artistas que vão participar desta edição são: Qinho, Os Outros, Tono, Letuce, Do Amor, Bondesom, Fino Coletivo,  Matheus von Krüger, Chicas e Mohandas

Clique aqui e leia entrevista com Qinho. 

http://www.oinovosom.com.br/portal/blog/post?pid=e79930c4-d956-4c31-a599-e7ba6a5c7c52
 
Confira a programação completa
Palco 1 - 16h: LETUCE  - entre as ruas Jerônimo Monteiro e Rita Ludolf
Palco 2 - 16h15: Os Outros - entre as ruas Gen. Artigas e Gen. Venâncio Flores
Palco 3 - 16h30: BONDESOM - entre as ruas João Lira e José Linhares
Palco 4 - 16h45: Matheus Von Kruger - entre as ruas Carlos Góis e Alm. Guilhem
Palco 5 - 17h: TONO - entre as ruas Henrique Dumont e Aníbal de Mendonça
Palco 6 - 17h10: Do Amor - entre as ruas Aníbal de Mendonça e Garcia D’Ávila
Palco 7 - 17h20: Mohandas - entre as ruas Maria Quitéria e Joana Angélica
Palco 8 - 17h30: Fino Coletivo - entre as ruas Vinícius de Morais e Farme de Amoedo
Palco 9 - 17h40: Chicas - entre as ruas Joaquim Nabuco e Francisco Otaviano
Palco 10 - 18h: QINHO - em frente ao Parque Garota de Ipanema, Arpoador

Serviço 
3ª edição do “Dia da Rua”
Data: 06 de novembro de 2011 (domingo)
Início dos Shows: 16h
Local: Orla – Leblon ao Arpoador
Entrada Gratuita

2.11.11

Pocket Show Vitrine - Chico e Vinícius

O Pocket Show VITRINE pode ser contratado por empresas, eventos, escolas, universidades, bibliotecas, livrarias, para programação em espaços públicos, recepção e muitas outras aplicações.

Veja o vídeo de apresentação para conhecer mais sobre o projeto.




Para saber mais ou para contratação, entre em contato através do formulário ou pelo telefone (21) 9929-4217.

Saudações culturais
Liter & Arte Brasil