Reconhecimento da Fundação Banco do Brasil reforça o papel da cultura como ferramenta social
A Fundação Banco do Brasil (FBB) acaba divulgar os projetos certificados pela instituição como tecnologia social. O projeto Plugado!, ação de arte cultura e educação desenvolvida em Foz do Iguaçu, está entre as 264 iniciativas de todos o país, contempladas com a certificação.
Por meio de seleção pública que analisa propostas de organizações sociais, governos e grupos comunitários, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social tem por objetivo identificar, premiar e difundir os projetos sociais que auxiliem na melhoria e na solução de problemas nas áreas de educação, meio ambiente, alimentação, renda, entre outras áreas.
Tecnologia social compreende produtos, técnicas ou metodologias inovadoras, possíveis de serem reaplicadas em diferentes contextos sociais, realizadas de forma participativa entre uma determinada comunidade. Esse conceito remete a ações e saberes em condições de multiplicação e que possibilitem o desenvolvimento social em escala.
Alguns exemplos conhecidos de tecnologia social são o soro caseiro (mistura de água, açúcar e sal que combate a desidratação e reduz a mortalidade infantil); as cisternas de placas pré-moldadas que atenuam os problemas de acesso a água de boa qualidade à população do semi-árido, entre outros.
O projeto Plugado! foi selecionado na categoria “educação”, sendo reconhecido por sua atuação nas escolas e entre estudantes e professores da educação pública. O programa, mantido pela Casa do Teatro e a Itaipu Binacional, com o apoio do Núcleo Regional de Educação, apresenta uma metodologia que articula, de forma pedagógica, a arte, a cultura e a educação como ferramentas de promoção da cidadania e de protagonismo de adolescentes e jovens.
Para a coordenadora do projeto Plugado!, a atriz Arinha Rocha, a premiação reforça a importância da cultura como uma ferramenta de abordagem social, capaz de estimular a vivência entre as pessoas, promover espaços de participação e contribuir com os processos educacionais. “A cultura e a arte, muita vezes, são confundidas como atividades em sim mesmas, pontuais. Esse reconhecimento do Plugado!, como tecnologia social, reforça a importâncias dessas ferramentas para melhorar a vida das pessoas, quando são aplicadas com metodologias claras e de forma efetiva”, comemora Arinha.
A coordenadora do PPCA da Itaipu Binacional, Gladis Mirtha Baez, ressalta que a empresa apóia projetos cujos objetivos sejam proteger crianças e adolescentes. “Este prêmio, reafirma que, por meio da arte, o Plugado é transforma a vida de meninos e meninas e garante que seus direitos sejam garantidos”, diz a gestora.
A atuação do projeto Plugado! baseia-se na formação de multiplicadores culturais juvenis, que repassam as técnicas e práticas adotadas pelo programa a outros jovens da respectiva comunidade ou estabelecimento de ensino, formando uma rede de participação social por meio da arte.
PRÊMIO SOCIAL – Este ano, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social recebeu a inscrição de 1116 experiências brasileiras. Agora, o projeto Plugado! e as demais tecnologias certificadas, concorrem ao prêmio final. Primeiro, serão escolhidas três ações em cada modalidade, e, no final da seletiva, serão nove projetos premiados, que irão receber recursos no valor de R$ 80 mil cada.
O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social foi criado há dez anos, lançando editais de seleção de projetos a cada dois anos. Esta edição foi a recordista em número de inscrições, onde a maioria das propostas está ligada, principalmente, a trabalhos na área da educação (530). As categorias que serão premiadas, distribuídas por região, abrangem cinco trabalhos regionais (um para cada região do país) e um para cada categoria especial: "Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil"; "Gestão de Recursos Hídricos"; "Participação das Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais"; e, finalmente, uma nova categoria, a "Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza". A cerimônia de premiação será em Brasília (DF), no mês de novembro.
PLUGADO! – O projeto foi planejado e desenvolvido a partir de 2009, pelas equipes da Casa do Teatro e do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), iniciativa ligada diretamente à direção geral da Itaipu Binacional. 40 adolescentes e jovens, de 10 escolas da rede pública estadual de educação, que receberam formação em teatro, dança, cidadania e participação social. Estes estudantes recebem um auxílio mensal de R$ 100,00 e atuam como multiplicadores (Agentes Culturais Plugados!) nas instituições de ensino, repassando os conhecimentos a outros adolescentes e jovens.
Ao longo de sua execução, o projeto já atendeu 800 estudantes de todas as regiões do município, divididos em duas etapas. Com previsão de vigência até 2013, nesta nova fase, Plugado! irá ampliar as ferramentas de abordagem e a quantidade de beneficiários. A experiência do projeto também será levada para uma universidade pública da cidade.
Neste ano, Plugado! já foi contemplado com o Prêmio Nacional Neide Castanha de Direitos Humanos, na categoria “protagonismo de crianças e adolescentes”.
(Casa do Teatro)
Fonte: Megafone
Parabéns, Plugado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário