Projeto Ademar Guerra abre edital para inscrições de novos grupos e orientadores
Criado em 1997, o projeto do Governo de São Paulo tem por objetivo propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado .
Nesta segunda, 28 de fevereiro, o projeto Ademar Guerra, programa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, abriu o edital de seleção de grupos e orientadores para 2011. Neste ano, o número de grupos e regiões atendidas teve um aumento de 100% em relação a 2010. Ao todo serão selecionados 35 orientadores e 60 grupos de teatro do Estado de São Paulo.
Os editais já estão disponíveis no site das Oficinas Culturais http://www.oficinasculturais.org.br/projeto-ademar/index.php) até 14 de março. Os interessados deverão encaminhar a documentação para a coordenação do programa via Sedex.
Em 2011, o Projeto Ademar Guerra passa a contar com parcerias de Universidades, que disponibilizarão estagiários de Artes Cênicas para monitorar, colaborar e orientar na construção da dramaturgia dos grupos participantes.
O Projeto terá ainda a consultoria do gestor cultural e ator brasileiro Expedito Araújo. Graduado em artes cênicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o ator foca seu trabalho em pesquisa e atuação, atividades relacionadas às interseções de artes cênicas, cultura e educação. Atualmente é diretor artístico e de comunicação do programa cultural Vivo EnCena, da empresa de telefonia Vivo.
A coordenação geral do projeto Ademar Guerra está a cargo de Aldo Valentim, mestre em Artes Cênicas pela Unicamp e mestrando em Gestão Pública pela FGV. Foi coordenador do projeto Ademar Guerra entre os anos de 2003 a 2006.
Sobre o projeto
O projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado de São Paulo. Assim, os artistas-orientadores atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos.
Sobre Ademar Guerra
Artista multimídia, Ademar Guerra foi um dos mais influentes diretores teatrais da geração formada a partir da década de 1950 com a formação e a profissionalização trazida pelo TBC-Teatro Brasileiro de Comédia. Em 1964, Guerra realizou seu primeiro projeto de monitoramento profissional dirigido a grupos amadores no interior do Estado de São Paulo.
Editais
Edital de Seleção de Orientadores
Seleciona profissionais da área teatral, aptos e com experiência em processos criativos junto aos grupos.
Edital de Seleção de Grupos
Seleciona grupos que receberão orientação.
Haverá critérios específicos: seleção de grupos com trabalhos sólidos e em desenvolvimento; também terá critérios diferenciados para a seleção de grupos iniciantes.
Saiba mais sobre o projeto e edital!
Nenhum comentário:
Postar um comentário