9.4.12

Festival de cinema ibero-americano, na internet

O primeiro festival na Internet de cinema ibero-americano disponibiliza ao público de forma gratuita 14 filmes lançados entre 2010 e 2011 na América Latina e Espanha

Entre os dias 27 de março e 16 de abril acontece o festival Iber.film.america, organizado pela EGEDA – Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais, apresenta e exibe os conteúdos audiovisuais produzidos na Ibero-américa através dos novos canais de distribuição possibilitados pela Internet. O Festival tem o apoio do ICAA (Instituto de Cinematografia e das Artes Audiovisuais), do FIPCA (Federação Ibero-americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais) e do Instituto Cervantes.

No portal do festival, www.iberfilmamerica.com, os internautas poderão assistir os filmes selecionados para competição (até o limite de 10.000 visualizações online de cada filme), e votar através do Facebook para o Prêmio do Público. Todos os participantes desta votação concorrem a uma viagem ao XVIII edição da mostra Recent Spanish Cinema, em Los Angeles, para duas pessoas; e dez bônus de “Tarifa do Plano Anual” para assistir de forma gratuita cinema em espanhol no portal de cinema online Filmotech.com.

Além do público, um júri de cinco jornalistas e críticos especializados da América Latina e Europa também premiará um filme. O Prêmio da Crítica é composto pelo valor de US$ 3.000 para o produtor e uma viagem ao 1º Forúm EGEDA do Audiovisual neste ano.

Os filmes selecionados pelo Festival são: Boleto al paraíso, de Gerardo Chijona Valdés; Contracorriente, de Javier Fuentes León; Des-autorizados, de Elia Schneider; García, de José Luis Rugeles; Guest, de José Luis Guerín; Jean Gentil, de Laura Amelia Guzmán e Israel Cárdenas; Los colores de la montaña, de Carlos César Arbeláez; La mala verdad, de Miguel Ángel Rocca; La mitad de Óscar, de Manuel Martín Cuenca; La Yuma, de Florence Jauguey; Medianeras, de Gustavo Taretto; Norberto apenas tarde, de Daniel Hendler; Pescador, de Sebastián Cordero; e Transeúnte, de Eryck Rocha.

EGEDA é uma entidade parceira do Latin American Training Center – LATC (Centro Latino-americano de Treinamento e Assessoria Audiovisual), empresa de treinamento e consultoria sediada no Rio de Janeiro e presidida pelo Sr. Steve Solot, também presidente do Filme Rio-Rio Film Commission. Sr. Solot participará do Forúm EGEDA do Audiovisual representando o LATC e o Filme Rio-Rio Film Commission, entre os dias 24 e 26 de abril de 2012, no Panamá.

LATC.

Nenhum comentário: