Perdeu os documentos? Você foi vítma de furto de documentos e cartão de crédito?
A primeira coisa a fazer é entrar em contato com o seu banco, relatando o fato para que seus cartões sejam bloqueados. Depois, corra e faça o Registro da Ocorrência na Delegacia mais próxima de onde você estiver.
Os dois primeiros passos são até óbvios mas e quanto aos inúmeros cartões empresariais, como C&A, Americanas, Renner, Marisa, etc? Ligar pra cada um deles é cansativo e não garante que você fique protegido. Essas lojas trabalham com grande público e as Atendendes de Caixa dessas lojas são tapadas demais para identificarem que a loira que está na frente dela não tem nada parecido com o afrodescendente que está ali fazendo compras.
Pra quem está no Rio de Janeiro, existe um serviço GRÁTIS, que gera um alerta geral ao comércio em todo o território nacional; é o CDL Rio http://www.cdlrio.com.br.
O procedimento é bem simples: você liga para o número de telefone indicado no site, a gravação pede para você digitar 1 (para perda) ou 2 (para roubo/furto); na segunda gravação você digita o seu CPF, na terceira gravação você digita 4 números da sua data de nascimento (dois números para o mês e os dois últimos números do ano de seu nascimento). Confirme e você ficará protegido enquanto agiliza novamente seus documentos e entra em contato com as lojas com mais calma. O link da CDL Rio é http://www.cdlrio.com.br e a proteção é garantida por 30 dias.
Em outros Estados, consulte o SPC Brasil http://www.spcbrasil.org.br/
Já o SERASA nem adianta esquentar a cabeça e perder seu tempo, apesar de trabalharem como uma proteção ao comércio/cliente, eles cobram pra fazer esse alerta. Além do mais, tendo o Registro de Ocorrência da Delegacia em mãos, é problema da loja se eles não conferiram direito a assinatura, não olharam a foto, não pediram referência nem buscaram nenhum meio de confirmação antes de realizarem a venda.
Não esqueça que numa transação comercial envolvendo cartões é obrigação de quem faz a venda (o lojista) conferir para que tudo esteja correto para que ele possa ter o retorno com a venda realizada. O cliente, neste caso, não tem nenhuma responsabilidade pelo uso indevido de seus documentos e/ou dados. A loja aceitou o problema, a loja que o resolva sem encher seu saco!
Outa coisa: quando pedirem para você ir à loja mais próxima, negue terminantemente. Caso esta loja envie seu nome ao SPS e SERASA indevidamente, você estará com causa ganha por prejuízos morais e financeiros. Com um bom advogado, então, nem se fala...
Saudações
Nenhum comentário:
Postar um comentário