29.1.09

Encontro de escritores da Amazônia no Fórum Social Mundial

Para fortalecer a arte e a cultura literária do Estado, a Fundação Curro Velho promove, durante o Fórum Social Mundial, o primeiro encontro de escritores da Amazônia. O evento, que será composto por palestra e roda de conversa, será nos dias 30 e 31, na Casa da Linguagem, às 18h30.

Com o tema "Literatura na Amazônia e no Mundo-Arte, cultura e inclusão", o bate papo será um momento de união entre os escritores locais e de outros países que discutirão temas como a literatura amazônica, a produção literária na contemporaneidade e a literatura como forma de inclusão social. O evento será dividido em dois momentos: o primeiro consistirá em uma palestra, no dia 30, no auditório da Casa da Linguagem, e contará com a presença do músico e escritor Albery Alburqueque, do professor Guter Pressler, e do escritor argentino Washington Cupurto. Eles debaterão a música da floresta, a literatura na Amazônia e no mundo, e a produção de livros artesanais.

Já no dia 31, o encontro será marcado por uma roda de conversa, onde os escritores apresentarão suas percepções sobre a palestra e discutirão a produção literária na Amazônia. Ainda neste dia, o Curro Velho vai inaugurar a Livraria do Escritor Paraense Max Martins, que facilitará o acesso aos livros de escritores locais.

De acordo com o coordenador de Linguagem Verbal da Casa da Linguagem, Cláudio Cardoso, a idéia do evento surgiu devido a falta de um movimento literário que seja capaz de unir os escritores da região. "Nós vimos a necessidade desse encontro, pois o movimento literário no Pará é muito dividido; não existe uma entidade que lute pelo escritor da Amazônia. Então, nós precisamos criar um centro de encontro para unir esse segmento", explica o coordenador.

O evento é aberto ao público, mas para participar é necessário preencher uma ficha de inscrição disponível na Casa da Linguagem ou enviar um e-mail para o endereço linguagemverbal@gmail.com, informando o interesse em participar do evento.

O coordenador ressalta a importância da participação de todos os escritores e do público. "Nós temos que fortalecer esse segmento, promover fóruns para discussões, facilitar o acesso das produções paraenses e, principalmente, formar leitores", finaliza.

Serviço - Encontro de Escritores da Amazônia e do Mundo. Dias 30 e 31 de janeiro, às 18h30, na Casa da Linguagem (av. Nazaré, 31, esquina com a Assis de Vasconcelos). Informações: 3083 5486. (Agência Pará)

Nenhum comentário: