


Dariva já tem dois protótipos prontos, funcionando, que foram apresentados na Feira Internacional de Econegócios e Tecnologias Limpas, realizada no último fim de semana no município de Serra, região metropolitana de Vitória. O primeiro é um motor de 2 cilindros, com potência de 30 HP a 3 mil RPM. O segundo, um motor de 10 cilindros - sendo 8 ativos e 2 para reabastecimento - com potência de 70 Hp a 4 mil RPM. Ele afirma que um veículo com este motor, utilizando um cilindro de 24 metros cúbicos , igual aos usados por veículos movidos a gás natural (GNV), poderá rodar 350 Km sem reabastecer. "Como ainda não alcançamos 100% de eficiência, depois de um tempo o motor perde pressão e é preciso recalibrar o cilindro", explica. Agora, o inventor capixaba sonha com a produção em série desses motores. Para isso, ele criou um empresa, dedicada à captação de recursos para o desenvolvimento de tecnologias ecológicas. "Com a ajuda de investidores, será possível tornar esse sonho realidade", afirma Dariva.
O pedido de patente PI0103594-0 refere-se a MOTOR ECOLÓGICO". Trata-se de um motor desenvolvido para captar ar no meio ambiente, armazená-lo em um tanque, e utilizá-lo para acionar os cilindros de um motor, gerando força motriz, sendo composto válvula de captação e realimentação de ar, caracterizado compressor de Armazenagem e injeção e produção de ar para o tanque de ar; por turbina de geração de ar, cuja função é tocar o gerador para manter a carga da bateria; não possuindo qualquer tipo de correia para conecta-lo ao gerador, substituindo todas as correias lisas por sistema de polias; válvula multiplicadora de pressão de ar, que em conjunto com o compressor de ar, potencializa a força gerada a partir do ar comprimido pata o tanque de ar; eixo alimentador de ar, cuja função é receber o ar com alta pressão abrindo passagem para a câmara de explosão de ar comprimido do motor, este motor quando produzido em série, não somente resolverá o problema crônico de geração de energia, como eliminará totalmente a emissão de gases poluentes no meio ambiente.
Fonte:
Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico, Alex Cavalcanti - Notícias Terra, 1 de setembro 2007
envie seus comentários para abrantes@inpi.gov.br. Esta página não é uma publicação oficial da UNICAMP, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição. A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor.