22.9.11

Exposição Eternecer, em Maceió


Inquietações pessoais a partir da busca e interpretação dos resquícios da memória materializados pelo tempo. Essa foi a motivação inicial das artistas Camila Cavalcante e Karla Melanias para desenvolver o conceito da exposição Eternecer – apesar do tempo permanece em nós, apesar de nós permanece no tempo, cuja abertura acontecerá no dia 20 de Setembro, às 20h na Pinacoteca Universitária.

Criado para explorar os limites individuais e coletivos do esquecimento, Eternecer consolida uma parceria que nasceu há mais de um ano e meio entre as artista alagoanas. Embora tenham estilos bem diferentes, Camila e Karla conceberam a idéia estética desse projeto juntas; partiram de uma mesma base para produzir uma interpretação livre e, por isso, complementar. Ambas revelam estilos simultaneamente fortes e delicados utilizando a fotografia como principal instrumento de manejo e provocação.

Preocupadas em estender à técnica as próprias fantasias, as artistas optaram por utilizar equipamentos analógicos de 35mm e médio formato, tanto em cores como em preto e branco. “A intenção foi usar técnicas consideradas ‘antigas’ ou ‘ultrapassadas’ para expressar um conceito contemporâneo”, explica Karla.

A exposição conta ainda com uma instalação e videoarte e estará em cartaz no período de 21 de Setembro a 28 de Outubro. Além disso, Eternecer também faz parte da 5ª Primavera dos Museus, evento nacional organizado pelo IBRAM cujo tema será Mulheres, Museus e Memórias e acontecerá de 19 a 25 de Setembro. 



Serviço:

Terça-feira, 20 de setembro de 2011 às 20h.
Visitação: 21 de setembro a 28 de outubro

2ª, 4ª e 6ª - 8h30 às 12h30 | 14 às 18h
3ª e 5ª - 8h30 às 12h30 | 14 às 20h
Pinacoteca Universitária - Ufal.
Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima
Pç. Visconde de Sinimbu, 206 - Centro. CEP 57020-720  Maceió - AL
www.ufal.br/pinacoteca | pinaufal@gmail.com | Fone/fax: (82) 3221.7230

Sobre Camila e Karla:

Camila Cavalcante é alagoana e explora a relação entre arte e fotografia há nove anos. Foi premiada em dois concursos nacionais e participou de várias exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior. Concluiu mestrado em fotojornalismo na University of Westminster, em Londres, Reino Unido, onde mora e trabalha há três anos.

Karla Melanias é artista alagoana e tem realizado exposições individuais e coletivas no Brasil, Espanha e Portugal, onde residiu em 2010. Mestre em Antropologia Cultural, também lecionou fotografia e realizou pesquisa acadêmica sobre coleção fotoetnográfica e imagem indígena. Dedica-se há dois anos exclusivamente à arte.

Karla Melanias é parceira de projetos da Liter & Art Brasil.
Sucesso na exposição, meninas! :)

Ficha técnica:
Curadoria: Celso Brandão
Design Gráfico: Alice Jardim

Contatos:
Pinacoteca: (82) 3221.7230
Camila Cavalcante: (82) 9933.1070
Karla Melanias: (82) 9959.0319 | 8857.4046

2.9.11

Segunda edição de 2011 da Conta Cultura (PR)

A Secretaria de Estado da Cultura (Seec) lançou a segunda edição de 2011 da Conta Cultura. Empreendedores culturais podem inscrever projetos previamente aprovados na Lei Rouanet e na Lei do Audiovisual, com o objetivo de ampliar o acesso à cultura paranaense por parte da população do Estado.

As inscrições podem ser feitas até 08 de outubro. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site http://www.cultura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=597. O objetivo da Conta Cultura é facilitar a parceria entre empreendedores e empresas interessadas em patrocinar projetos culturais.

Fonte: Bem Paraná

Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente (PR)

Erradicação do trabalho infantil, projeto Prefeito Amigo da Criança e programas de incentivo à cultura e ao esporte estão na lista de ações. Hoje cerca de 2.500 crianças e jovens integram as modalidades e estão mais próximos da escola em tempo integral

O atendimento voltado a crianças e jovens em Quatro Barras deu um salto significativo nos últimos anos e algumas conquistas marcam o início de uma nova fase. Quatro Barras erradicou por completo o trabalho infantil, aderiu ao projeto Prefeito Amigo da Criança e está dia a dia transformando a vida de crianças e jovens com projetos culturais e esportivos, que atendem cerca de 2.500 alunos.

Hoje eles podem participar das 14 modalidades oferecidas pela Prefeitura, que incluem dança, teatro, violão e desenho, além do esporte, e aproximam cada vez mais a formação e o ensino da escola em tempo integral. Programas como o Cine Clube Quatro Barras, a Gibiteca e o espaço aberto na Casa da Cultura, além das atividades oferecidas no Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente (CACA), que incluem formação musical, além de aulas de reforço, informática, capoeira e artesanato, somam uma lista de ações que hoje ampliam o trabalho voltado a este público.

Os avanços obtidos ou mesmo o atendimento para crianças e jovens que tiveram seus direitos violados - hoje ampliados pelo Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) e Conselho Tutelar - foram alguns dos tópicos tratados na Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida na sexta-feira (26) pela Secretaria de Ação Social e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O debate destas ações e de novas políticas públicas voltadas à juventude foram a pauta da conferência, que teve como tema “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. Aberto pela apresentação da banda do CACA, o evento seguiu com a composição da mesa e a palestra ministrada pela professora da PUC e consultora da Secretaria Nacional de Assistência Social, Lucimeri Isolda Silveira.

“O que está sendo discutido aqui vai influenciar a agenda das políticas públicas, para promover o desenvolvimento social e humano do município. É importante que as crianças sejam tratadas como sujeitos de direito, que seja privilegiado o debate e acima de tudo aceitas as diversidades”, disse a palestrante.

Também foram formados os grupos de discussões e eleitos os delegados que participação da Conferência Regional. Durante a tarde, ainda foi apresentada a prestação de contas de 2010 do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, o Relatório de Gestão bimestral dos Direitos da Criança e Adolescência, e as prioridades e metas para 2012, contidas na LDO e LOAS.

“O município está engajado neste trabalho porque sabe a importância de priorizar as crianças e jovens. O prefeito Loreno Tolardo vem determinando uma série de ações, em várias áreas, para tornar os programas mais completos e efetivos, afinal, a base que eles recebem hoje será determinante para o seu futuro. E garantir seus direitos é um dever de todos nós”, disse a secretária de Ação Social, Andréa Tolardo.

Também participaram do evento o promotor de Justiça, Dr. Octacílio Sacerdote Filho; a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosangela Cardoso de Andrade; o delegado Dr. Rogério Antonio Haisi; os secretários Maria Rodrigues; Fernando Cunha e Ronaldo Loures Rocha; e a assessora de planejamento da Secretaria de Ação Social, Denilza Mianes Sacerdote.

Fonte: Agora Paraná

Inscrições para os cursos Música e Criatividade (MG)

A Fundação Clóvis Salgado abre inscrições para os cursos Música e Criatividade – Inserção da Arte na Sociedade (que acontece de 12 de setembro a 24 de novembro, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h30), e Carreiras Artísticas e Projetos Culturais (de 13 de setembro a 13 de dezembro, às terças-feiras, das 17h30 às 19h), ambos na Sala de Vídeo do Palácio das Artes.

O curso Música e Criatividade – Inserção da Arte na Sociedade, que está em sua terceira edição, será ministrado por Andersen Viana e tem participação de profissionais convidados de várias áreas. As inscrições podem ser feitas até 02 de setembro.

O curso Carreiras Artísticas e Projetos Culturais será ministrado por José Márcio Barros e as inscrições podem ser feitas até o dia 06 de setembro.

Os interessados em participar devem enviar nome completo, telefone, e-mail e breve currículo de, no máximo, 200 caracteres para o e-mail extensao@fcs.mg.gov.br.

Os participantes selecionados deverão doar um livro, conforme títulos listados na Livraria Usina das Letras, no Palácio das Artes.