31.10.12

J.A.É Trio - Jazz Divino no Rio

Choro, Jazz e Bossa Nova
Marcos Ariel, Jefferson Lescowich e Élcio Cáfaro.
Dias 1, 2 e 3 de novembro, no Rio Scenarium
Imperdível!



30.10.12

Os 10 "Mais"

Seleção nota 10

Hoje a Liter & Arte traz uma seleção dos 10 melhores vídeos, em vários temas, dos quais tomou conhecimento no decorrer de novembro de 2011 a outubro de 2012.

Muitos mais, tão úteis e valiosos quanto os que estão aqui apresentados, circulam pelo mundo virtual. Devido a dimensidade torna-se difícil acompanhar todos e selecioná-los de forma totalmente objetiva. Por este motivo, lembrem-se: são os dez que consideramos ótimos, entre os quais a OSCIP teve acesso.

Deixem suas sugestões nos comentários, teremos o maior prazer em organizar outra "seleção dos 10" para disponibilizar aos interessados. A numeração abaixo tem intenção apenas de ordenar os vídeos sem nenhum caráter classificatório - a intenção foi facilitar o acompanhamento, nada mais. Seguem os vídeos:

01- Paulo Anhaia/Anhaia TV
Músico, técnico de som, compositor e produtor musical. Em seu currículo, nomes como "Rita Lee, CPM 22, Charlie Brown Jr, Ira, NX Zero, Tihuana, Los Hermanos, Resgate, Oficina G3, Velhas Virgens, Fresno, Tuatha de Danann, Wizards, entre muitos outros, que tiveram sua preciosa contribuição em estúdio. Vale lembrar que muitas das produções que Anhaia participou, tornaram-se álbuns clássicos, incluindo discos de ouro e platina.". No Myspace, "uma forma de entrar em contato comigo para possíveis trabalhos futuros" (whiplash).
O trabalho de Anhaia tem por base os valores humanos e o profissionalismo, aliados à espontaneidade e naturalidade do "ser". Assistam o vídeo, ouçam com atenção as dicas do Anhaia e visitem o site dele para conhecer mais: http://pauloanhaia.com.br/






02- Ruy Filho, Cultura e Mercado
"Dramaturgo, diretor de teatro e editor da revista AntroPositivo, Ruy Filho fala da importância de desenvolvermos uma visão de indústria para a cultura e da dependência do setor cultural em relação ao Estado. E avalia os problemas processuais do incentivo à cultura." (Cultura e Mercado).
O vídeo faz parte de uma série de depoimentos sobre o Procultura, realizado pelo Cultura e Mercado, uma referência em Cultura.






03- TED: Ken Robinson - Escolas acabam com a criatividade
Ken Robinson é de Liverpool, Inglaterra. Autor de vários livros de educação e consultor internacional com vários prêmios em educação nas artes para o governo, organizações sem fins lucrativos, instituições educacionais e de artes. Foi nomeado cavaleiro em 2003 pelos excelentes serviços prestados à educação. A animação de Sir Ken Robinson, Mudando Paradigmas na Educação, também circulou bastante pelos e-mails e redes sociais.





04- TED: Bunker Roy - Aprendendo com um movimento pés descalços
Bunker tem projetos de desenvolvimento em todo o mundo, baseado num ponto crucial: Para um projeto sobreviver ele precisa ser orgânico, apreendido e sustentado por aqueles que o servem. Em 1972, Sanjit "Bunker" Roy fundou a Barefoot College, na aldeia de Tilonia, em Rajasthan, na Índia, com apenas essa missão: fornecer serviços básicos e soluções em comunidades rurais, com o objetivo de torná-las auto-suficientes. Essas "soluções descalças" podem ser classificados em energia solar, água, educação, saúde, artesanato rural, a ação das pessoas, comunicação, desenvolvimento de capacitação das mulheres. O programa de educação Barefoot College, por exemplo, ensina alfabetização e também habilidades, incentivando a aprendizagem pela prática. (Alfabetização é apenas parte dela.) Organização Bunker também tem treinado com sucesso avós da África e da região do Himalaia, a serem engenheiros solares para que eles possam levar eletricidade às suas aldeias remotas.




05- TED: Sherry Turkle: Conectados mas sozinhos?
Pesquisadora há 31 anos do MIT, "Sherry Turkle estuda como os dispositivos tecnológicos e pessoas online estão redefinindo a conexão humana e a comunicação, e nos pede para pensar profundamente sobre os novos tipos de conexão que queremos ter." (Portal Inteligemcia)




06- TED: Eli Pariser - Tenha cuidado com os "filtros-bolha" online.
"Eli Pariser, autor de Filtro Invisível, acredita que, do mesmo modo que, para acabar com o sobrepeso devemos mudar os nossos hábitos alimentares, para lidar com o atual overload informativo, precisamos mudar o modo como consumimos mídia. Devemos consumir mídia de forma menos compulsiva, adotando uma dieta saudável de informação. A solução é, acima de tudo, comportamental." (Tiago Doria, no artigo O filtro do filtro do Facebook e do Twitter)

Falando em filtro, quem sentiu que a busca do Google tem andado de mal a pior, trazendo o mesmo de sempre sem o prazer da descoberta ou as novidades escondidas, apresentamos o DuckDuckGo, que além de preservar a privacidade do usuário, oferece alguns resultados que, apesar de não serem aquilo que estamos buscando, nos surpreendem de alguma forma. Essas adoráveis falhas nos permite conhecer outros espaços que, de outra forma, não teríamos tomado conhecimento. Os fracos filtros do buscador e os resultados incoerentes são o diferencial, trazendo o sabor da descoberta.




07- Embrace/Ashley Rae Pearsall
Música e dança têm trazido a tecnologia para a frente da lente, gerando novos modos e maneiras de fazer arte. Além do vídeo abaixo, dê uma olhada no Frictions, com Julien Jourdain de Muizon, dirigido por Steven Briand.

Embrace (= Abraço), de 2012, é um movimento de trabalhos gráficos 2D que combina ação ao vivo de uma apresentação de dança com efeitos gráficos para demonstrar a jornada de um artista para o êxtase criativo. Ao usar um visual rico espaço multi-planar em conjunto com três paletas de cores distintas, Pearsall revela as lutas difíceis e demoradas criativas que são um componente necessário do processo artístico. Megan Elizabeth Martinez, é fotógrafa e dançarina que faz a performance do processo criativo.


EMBRACE
from Ashley Rae Pearsall on Vimeo.


08- TED: Lisa Kristine - Fotos que testemunham a escravidão moderna
Lisa Kristine, antropóloga com grande interesse pelo século 19 e por técnicas de impressão fotográfica - paixões que, desde então, predominavam em seu trabalho. Em 1999, e novamente em 2000, ela apresentou sua fotografia no Estado do Fórum Mundial. Em 2003, ela publicou seu primeiro livro, um segmento humano, capturando e "retrato íntimo e honesto da humanidade." Em 2007, seu segundo livro, que lhe rendeu a medalha de bronze no Independent Publisher Book Awards. Ela também produziu dois documentários que acompanham cada livro - expondo suas técnicas e as histórias por trás de suas fotografias. Em 2010, Kristine viajou o mundo em colaboração com a organização Free the Slaves para documentar as vidas angustiantes da escravizados. "A escravidão" foi publicado em 2010.
http://www.lisakristine.com/




09- Saggyarmpit - Parkour motion reel
Designer independente e ilustradora em Singapura. Ilustrou em várias mídias mas prefere papel e tinta. A dois anos atrás, quando postou a animação abaixo no Vimeo, estava nos primeiros passos para aprender a arte. Atualmente está explorando métodos para animar suas ilustrações. Saggy busca trabalhos colaborativos e atua como freelance em qualquer parte do mundo. Perfil no Vimeo.




10- The V Motion Project/Jeff Nusz e Paul Sanderson
O The V Motion Project foi uma colaboração entre um monte de pessoas criativas e inteligentes que trabalham em conjunto para criar uma máquina que transforma o movimento em música.
"Criamos e projetamos o espetáculo ao vivo com uma tela de vídeo da música sendo produzida a partir dos resultados. Nós queríamos que fosse claro que a tecnologia era real e realmente está sendo tocada ao vivo. A interface tem um papel fundamental para ilustrar a idéia do instrumento e que o projetou para realçar o áudio que está sendo controlado pela dançarina. Elementos de design, como o controle em tempo real e amostras que estão sendo desenhados da forma como eles são jogados para autenticidade do desempenho. Os visuais são todas criados ao vivo e o vídeo da música é essencialmente um documento real da noite." Assembly.
Links para conhecer os autores e mais sobre o projeto:
assemblyltd.com/
v.co.nz/#the-motion-project
http://vimeo.com/45417241


The V Motion Project from Assembly on Vimeo.

29.10.12

YGO canta no projeto musical "ENSAIO ABERTO

Organizado pelo Centro de Estudos Superiores da Cidade de Maceió (CESMAC), o projeto "Ensaio Aberto" contará com a participação de alunos dos cursos de música e do coral da instituição.
Direção artística: Claudinete Lima.
Músico acompanhante: Ilbert Leaffa (piano).
Repertório: "Fantasia" (Chico Buarque), "Eu não existo sem você" (Tom Jobim/Vinícius de Moraes), "Eu te amo" (Tom Jobim/Chico Buarque).

Quarta, 31 de Outubro de 2012
10:00 horas
Marechal Deodoro- AL

Facebook YGO: http://www.facebook.com/ygoferro
Página do evento no facebook: http://www.facebook.com/events/288990061212680/

17.10.12

Dia Nacional da Música Popular Brasileira #musica #mpb

Hoje, dia 17 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Música Popular Brasileira.

A data foi oficializada na Lei nº 12.624, de 9.5.2012

Saudações aqueles que nos encantam com suas criações e, em especial, aos músicos amigos e parceiros da Liter & Art Brasil:

André Campelo
Antoninho Portella
Cássio Duarte
Daniel Max
Élcio Cáfaro
Eliana Ribeiro
Eugênio Dale
Fernanda Toledo
Fernando Alves
Juçara Freire
Marcelo Lemmer
Paulo Gomes
Pierina Baillarine
Rafael Barrero 
Sonekka
Tavynho Bonfá
Ygo Araújo
e também aos músicos, instrumentistas, vocals, técnicos e operadores do Grupo Nobel e do Clube Caiubi de Compositores.

OSCIP Liter & Art Brasil

16.10.12

Colóquio França-Brasil: olhares cruzados

22/10/2012 (17:30) - 23/10/2012 (17:00)
Fundação Biblioteca Nacional, espaço cultural Eliseu Visconti, Auditório Machado de Assis.

Rua México, s/n°, Centro – Rio de Janeiro. - Rio de Janeiro

Dia 22 de outubro:
17h30 Abertura por Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, e Jean-Claude Moyret, Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro
18h00 Palestra “Gastronomia franco-brasileira” com os chefes Renato Freire (Confeitaria Colombo) e Damien Montecer (Restaurante Teresa)
Lançamento da revista Gastronomia Rio
Seguido de um coquetel: degustação da produção de 30 chefes cariocas

Dia 23 de outubro:
10h-11h palestra de Michel Riaudel – “A literatura de mão dupla: o caso da França e do Brasil”
11h- 12h  Palestra de Joaquim Marçal – “fotografia franco-brasileira: olhares refletidos”
12h-14h pausa almoço
14h-15h palestra de Augusto Ivan de Freitas Pinheiro – “A Herança francesa no cenario carioca”
15h-16h Palestra de Ilda Mendes dos Santos: “Viajar e escrever / viagens da escrita: peregrinação e circulação da informação (século XVII – século XIX)”
16h-17h “O Portal ‘A França no Brasil’: rumos para a próxima fase”, por Regine Piersanti, Bibliothèque nationale de France e Angela Bettencourt, Biblioteca Nacional do Brasil

Para acessar o Portal “A França no Brasil”, clique em http://bndigital.bn.br/francebr/apresentacao.htm

Fonte: http://www.bibliofranca.org.br/outroseventos/coloquio-a-franca-no-brasil/

Cinderela Brasileira no Teatro SESI Jacarepaguá

Neste fim de semana o Teatro SESI estará com o espetáculo infantil Cinderela Brasileira.
Estão sendo disponibilizadas cortesias para as crianças, e o responsável paga meia entrada (R$5,00. Entre em contato pelo e-mail jcosilva@firjan.org.br.



CINDERELA BRASILEIRA
DO CONTO “POR QUE O MAR TANTO CHORA?”

Adaptado da obra de Sílvio Romero, o espetáculo conta a história de Maria do Brasil, princesa nascida com uma cobra enrolada no pescoço que precisa fugir de um rei que com ela quer se casar.

Dia 21 de outubro às 17:00 horas

Cinese e Casa Jaya convidam para a exibição do documentário Escola de Bambu (SP)

Escola de Bambu é um projeto humanitário que visa construir uma escola sustentável na Libéria, África, para atender 300 crianças que atualmente são educadas em condições precárias. A proposta é, além de construir a escola, promover acesso a saneamento básico e a energia elétrica utilizando técnicas de fácil aprendizado e baixo custo, que serão repassadas à comunidade local e aos universitários liberianos para ser mantida pela comunidade.

Após a exibição do filme teremos uma roda de conversa com Vinicius Zanotti, idealizador do projeto e criador do documentário.

QUANDO?
19 de Outubro de 2012
19:00h

ONDE?
Casa Jaya
Rua Capote Valente
305, São Paulo - SP


Vagas limitadas.

Durante o evento serão vendidas camisetas e outros produtos que, além de bacanudos, terão seu valor revertido para a construção da escola.

http://www.cinese.me/

15.10.12

Professores: um feliz dia a vocês!

Torcemos para que chegue o dia em que o Brasil reconheça a importância do profissional de Educação que atua diretamente com os alunos.

Um feliz dia aos Professores, Arte-educadores, Oficineiros, Palestrantes, Instrutores, Tutores, etc.

 "Na Coreia do Sul, os salários médios de professores são 121% superiores à média nacional. O Fórum Econômico Mundial apontou recentemente a Coreia como uma das economias mais dinâmicas do mundo e atribuiu a valorização da educação como um dos fatores que transformaram uma sociedade rural em uma das mais inovadoras no século 21." (ESAB)

"De acordo com estudos realizados por economistas, por agências da ONU, Banco Mundial e OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), os professores brasileiros em escolas de Ensino Fundamental têm um dos piores salários de sua categoria em todo o mundo. O estudo mostra, também, que a renda que esses professores recebem fica abaixo do PIB (Produto Interno Bruto) per capita nacional.

Em pesquisa realizada pelo banco UBS em 2011, economistas já haviam constatado que um professor do Ensino Fundamental em São Paulo ganha, em média, US$ 10,6 mil por ano. Esse valor é apenas 10% do que ganha um professor nesta mesma fase na Suíça, onde o salário médio dessa categoria em Zurique seria de US$ 104,6 mil por ano.
 
Em uma lista de 73 cidades, apenas 17 delas registraram salários inferiores aos de São Paulo, entre as quais se encontram Nairobi (Quênia), Lima (Peru), Mumbai (Índia) e Cairo (Egito). Em lugares como a Europa, os Estados Unidos e o Japão, entretanto, os salários são pelo menos cinco vezes maiores que os de professores do Ensino Fundamental.

Outro estudo – este liderado pela OIT e pela UNESCO (órgão da ONU para a educação, ciência e cultura) e realizado com base em dados do fim da década passada – mostrou que os docentes que começam a carreira no Brasil têm salários mais baixos com relação a uma lista de 38 países. Apenas Peru e Indonésia pagam menos.

Em comparação com a renda nacional os salários dos professores de Ensino Fundamental também ficam abaixo da média do País. De acordo com o Banco Mundial, o PIB per capita nacional chegou, no ano de 2011, a US$ 11,6 mil por ano, enquanto a renda de um professor, de acordo com o UBS, é US$ 1 mil a menos que isso." (Universia Brasil)

13.10.12

Lançamento do Instituto Cultural Google

O Google anunciou, nesta quarta-feira (10/10), o lançamento do Instituto Cultural Google. Com o novo projeto, a gigante das buscas pretende permitir que usuários de todo o mundo acompanhem exposições online sobre os acontecimentos históricos mais importantes do século passado, como o Apartheid e o Holocausto.

De acordo com as informações divulgadas pelo Google, o projeto conta, inicialmente, com 42 exposições online sobre acontecimentos que impactaram o mundo durante o século passado. De acordo com a empresa, o instituto conta com histórias que foram reunidas por 17 parceiros, como museus e fundações culturais, que utilizaram depoimentos em vídeo, cartas e manuscritos, contidos em seus arquivos, para tornar o projeto uma realidade. Segundo o Google, muitos dos materiais exibidos estão sendo apresentados publicamente pela primeira vez.

 O projeto consiste em uma linha do tempo, que pode ser navegada pelas décadas do século passado. Ao selecionar uma delas, o usuário pode ver uma das exposições disponíveis com imagens digitalizadas em alta definição e vídeos. O conteúdo pode, ainda, ser filtrado por local, pessoa, evento ou data.

Entre os projetos já disponibilizados, os usuários podem encontrar a coroação da Rainha Elizabeth II, além de informações sobre o Holocausto e sobre o Apartheid. De acordo com o Google, a empresa pretende adicionar mais exposições online de acordo com que mais parcerias forem fechadas ao redor do mundo.

Blog do Google.

Zé Renato, Samba e Forró pras Crianças, 15/10/2012 – 12:00 Teatro I - Sesc Tijuca

Zé Renato começou sua carreira artística participando de festivais. Em 1977, integrou o grupo Cantares, ao lado de Marcos Ariel, entre outros, com o qual lançou um compacto duplo pela Funarte, no ano seguinte, no projeto "Vitrines". Em 1979, formou, com Cláudio Nucci, David Tygel e Maurício Maestro, o quarteto vocal e instrumental Boca Livre, com o qual ganhou projeção nacional e gravou vários discos.

O cantor e compositor que coleciona projetos dedicados a grandes sambistas como Zé Keti e Noel Rosa e outros nomes da MBP, apresenta em show o repertório de seus premiados discos Samba pras crianças (2003) e Forró pras crianças (2006). Resultado de uma pesquisa do músico pelo universo das canções populares brasileiras, Zé Renato encontrou nos clássicos do samba e no repertório de Jackson do Pandeiro lindas e divertidas canções para os pequenos.

o CD Samba pras crianças que recebeu o Prêmio TIM 2004 de Melhor Disco Infantil. E em 2004 recebeu, com o disco Minha Praia o Prêmio Rival BR de Música na categoria de Melhor Cantor.

No roteiro do show “Zé Renato, Samba e Forró pras Crianças”, estão incluídas "Cantiga do Sapo", "Sebastiana", "Marinheiro Só" e "Eu Não tenho Onde Morar", além de "A Casa" e "O Ar" e outras músicas consagradas nos discos de Vinícius "Arca de Noé 1 e 2", que Zé Renato participou ao lado do Boca Livre nos anos 80. Zé Renato canta, toca violão e é acompanhado por consagrados músicos no baixo, bateria e percussão e guitarra.

8.10.12

Rock in Rio Card - venda começa dia 30/10

Um dos eventos mais esperados do Brasil começa a dar notícias sobre sua próxima edição, em 2013. No dia 30 de Outubro, o Rock in Rio começa a vender o Rock in Rio Card para o grande público.

Com este “cartão de crédito especial”, o usuário pode escolher qualquer dia do evento para participar, e assim garantir a sua ida meses antes da festa. Com esta facilidade, não é necessário entrar em filas para garantir seu ingresso. A venda dos ingressos separados, por data, começará apenas em abril do ano que vem.

Com um limite de 4 ingressos por cliente, qualquer um que acessar o site www.rockinrio.com.br pode participar. O Rock in Rio Card custará R$260 (inteira) e R$130 (meia), podendo ser comprado por cartão de crédito e débito, em até 4x. Clientes do banco Itaú terão 15% de desconto, Quem é cliente do Rock in Rio Club terá o mesmo desconto,e ainda por cima direito à pré-venda exclusiva, que acontecerá entre os dias 20 e 29 de outubro, através do site da Ingresso.com.

O Rock in Rio 2013 acontecerá nos dias 13,14,15,19,20 e 21 de Setembro, na Cidade dos Atletas, em Jacarepaguá. Entre as atrações já confirmadas, estão Sepultura + Tambour Du Bronx, além de Ivan Lins + George Benson.

Rio Temporada

Oficinas gratuitas de artes circences para crianças

Durante todo o evento haverá também a Feira de Trocas com Brinquedos!
A feira de trocas tem como objetivo criar uma cultura de consumo consciente, proporcionando uma nova forma de aquisição de produtos. 
Na feira a criança poderá trocar os brinquedos que não são mais utilizados, por outros.

Lembramos que os brinquedos precisam estar em bom estado para que o próximo aproveite ao máximo.

Traga seu brinquedo, quem sabe você não encontra alguma novidade!



5.10.12

Rio Criativo inicia capacitação gratuita na Baixada

O Centro de Orientação de Negócios da Economia Criativa, parte integrante do projeto Rio Criativo, oferece cursos e consultorias gratuitas a profissionais, gestores e empreendedores dos setores da Economia Criativa na Capital e na Baixada Fluminense, visando à capacitação em gestão de Projetos culturais e gestão de negócios criativos.

O intuito é estimular o potencial de empreendimentos criativos para o desenvolvimento socioeconômico do estado do Rio de Janeiro. Serão cursos gratuitos  em empreendedorismo e inovação, projetos culturais, formalização de empreendedor individual, planos de negócios, estratégia empresarial, finanças e marketing digital, entre outros.

A economia do século 21 é a economia criativa, na qual inteligência e empreendedorismo estão alinhados para gerar renda, novos empregos e bem estar.

Para colaborar com o desenvolvimento do campo da Economia Criativa, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) criou as Incubadoras Rio Criativo, uma iniciativa que conta com parceiros como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ministério da Cultura, Instituto Gênesis da PUC-Rio, Faperj, entre outros.

Interessados em participar devem entrar em contato com o Rio Criativo pelo telefone - (21) 2203 - 0598 - ou pelo e-mail (riocriativobaixada@gmail.com). As inscrições já estão abertas.

CURSOS E DATAS

Empreendedorismo e Inovação – 9h (carga horária)
Datas: 08, 09 e 10 de Outubro | de 14h às 17h
Desperte o seu espírito empreendedor! O curso aborda ferramentas para analisar o mercado no campo da economia criativa e orienta a elaboração de um plano de negócios.

Empreendedor Individual (EI) – 3h
Data: 18 de Outubro | de 19h às 22h
Formalize-se! Saiba como tornar-se um empreendedor individual e quais os benefícios.

Plano de Negócios para Empreendimentos Culturais – 20h
Datas: 22, 23, 24, 25 e 26 de Outubro | de 18h às 22h
Conheça as ferramentas para planejar e desenvolver seu próprio empreendimento no setor cultural. Minimize os riscos e esteja atento as oportunidades.

Marketing Digital para empresas nascentes – 3h
Data: 29 de Outubro | de 10h às 13h
Aprenda como conduzir a sua comunicação online sem segredos,   implementando os primeiros passos de sua estratégia digital.

Gestão de vendas de produtos criativos - 3h
Data: 12 de Novembro | de 10h às 13h
Voltado para o empreendedor individual já formalizado, ajuda na negociação e venda de serviços e produtos criativos.

Assessoria de Imprensa – 3h
Data: 22 de Novembro | de 19h às 22h
Conheça a rotina de um assessor de imprensa. O curso dá dicas e orientações de como fazer sua divulgação nos veículos de comunicação.

Gestão de Projetos Culturais – 12h
Datas: 26, 27 e 28 de Novembro | de 18h às 21h
Passos para a transformação de ideias em projetos! Aprenda a necessidade de avaliar a viabilidade, planejar a gestão e organizar a prestação de contas.

Sustentabilidade em foco - SESC Copacabana, #GRÁTIS

Tema será debatido em encontro no Sesc Copacabana com a presença de experts no assunto

Pensar e discutir a Sustentabilidade e suas implicações nos movimentos sociais, na economia e nas políticas públicas é obrigação de instituições que trabalham em prol do ser humano e da qualidade de vida. Sabendo disso, o Sesc do Rio de Janeiro e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) realizam, no dia 9 de outubro, no Sesc Copacabana, o encontro:  “Sustentabilidade como premissa e condição para o desenvolvimento”, dentro do projeto ‘Diálogos Sociais’.

Para debater o tema, estarão presentes as convidadas Sônia Araripe, jornalista e editora da revista de sustentabilidade “Plurale”; e Elis Monteiro, jornalista especializada em tecnologia e novas mídias. Elas apresentarão dados e pontos de vista diferentes sobre o conceito de Sustentabilidade e seu alcance na mídia, nas comunidades e nas redes sociais.

São esperados representantes da sociedade civil, organizações sociais, empresas, redes comunitárias e organizações do Terceiro Setor para debater diferentes assuntos.

“O projeto tem o objetivo de ser uma ferramenta de fortalecimento para instituições sociais, usando os temas como mediação entre a necessidade da sociedade e a capacidade do setor privado em responder essas demandas.”, diz Helen Pedroso, Gerente de Responsabilidade Social Corporativa do Sesc Rio.

O evento é gratuito e qualquer pessoa pode participar, basta se inscrever pelo e-mail comunicação@cieds.org.br.

Dialogar é preciso

Os Diálogos Sociais são uma oportunidade de reflexão coletiva de diversos temas, a partir de pontos de vista distintos, visando à troca e à partilha de conhecimento para a construção de uma sociedade mais sustentável e menos desigual.

Em cada encontro, dois dialogadores são convidados a iniciar a conversa, tendo sempre um tema central e como premissa principal o diálogo.
Os encontros são realizados uma vez por mês no Sesc Copacabana. O de novembro, que acontecerá no dia 13, terá como tema ‘Novas configurações do tecido social carioca’. Marque na sua agenda!

SERVIÇO:
Diálogos Sociais – “A Sustentabilidade como premissa e condição para o desenvolvimento”
Convidadas: Sônia Araripe, jornalista e editora da revista de sustentabilidade “Plurale”; e Elis Monteiro, jornalista especializada em tecnologia e novas mídias.
Sesc Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 160, 5º andar- Rio de Janeiro)
9 de outubro, das 19h às 21h
Grátis

Aldeia SESC recebe inscrições para oficinas - #GRÁTIS

Aldeia Sesc abre inscrições para oficinas em João Pessoa

Com o intuito de disseminar os elementos culturais e incentivar a produção artística, o Serviço Social do Comércio da Paraíba está com inscrições abertas para diversas oficinas. Os workshops estão inseridos na programação do projeto Aldeia Sesc e acontecem do dia 15 ao dia 26 deste mês, na capital. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no setor de Cultura do Sesc Centro João Pessoa.

A ação conta com sete oficinas distribuídas em diversas áreas artísticas, que atenderão ao público interessado em encenação, dança, produção textual e outros elementos teatrais. O Sesc realiza no dia 15, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas, o workshop de *Interpretação do Texto Dramático*, que contará com orientação de Alexandre Ribondi. O evento também promove do dia 15 ao dia 19, das 9 às 12 horas, a oficina *Pina Baush – Repetição da Diferença*, que será ministrada por Maurício Barbosa.

No mesmo período de 15 a 19 deste mês, das 15 às 17 horas, acontece a *Oficina do Escritor,* com orientação de Archidy Ricardo Filho. Ainda nestes mesmos dias será realizada, das 14 às 16 horas, o workshop de * Sapateado*, que será ministrado por Alessandra Vieira. Já no dia 16, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas, acontece a oficina *O Ator e as Qualidades do Movimento Humano*, com orientação de Caio Rodrigues e Talis Castro. Durante o período de 17 a 19 será desenvolvida uma orientação sobre *Leitura em Cena – Dramaturgia*, que tem Leonardo Simões como ministrante. Para finalizar a programação das oficinas, será realizado um workshop relacionado à *Produção Audiovisual em Discussão*, que tem como orientadores Renato Félix e Tiago Germano.

Mais informações sobre as oficinas e outras atividades desenvolvidas pelo setor de Cultura podem ser obtidas através do número (83) 3208-3158. O Sesc Centro João Pessoa está localizado na Rua Desembargador Souto Maior, 281, no Centro da capital.

SESC Paraíba

4.10.12

Selma Reis no Teatro SESI - Grátis


Selma Reis
sexta, 19/10/12
Preço: grátis
Horário: 12:30
Teatro do Sesi – Av. Graça Aranha, 1 – Centro 

Orquestra Imperial no SESC Madureira, 06/10/2012

Orquestra Imperial
sábado, 06/10/12
Preço: 8
Horário: 20:00
Sesc Madureira - Rua Ewbanck de Câmara, 90 - Madureira 

Sesc Madureira - Rua Ewbanck de Câmara, 90 - Madureira

Dona Maria, a louca - 3 apresentações, SESC-RJ


Workshop de teatro é oferecido gratuitamente em Lorena

Até o dia 16 de outubro estarão abertas na Casa Da Cultura de Lorena as inscrições para o Laboratório do ator.

As inscrições são para um workshop de teatro que é uma oportunidade para os apaixonados pela arte aprenderem um pouco mais do assunto.

O workshop vivencial sobre os fundamentos da interpretação terá seu primeiro encontro no sábado, dia 20, das 14h às 17h, na Casa Da Cultura, e faz parte do projeto “Oficinas Culturais Altino Bondesan”.

A intenção da atividade é o desenvolvimento humano, intelectual a percepção do mundo e de si mesmo por exercícios teatrais.

Em sete encontros, a carioca Julia Porto vai trabalhar exercícios de interpretação para atores iniciantes e não atores. Julia é atriz e cantora e participou dos musicais “A Noviça Rebelde” e “Um violinista no telhado” de Charles Moeller e Claudio Botelho.

“Qualquer um que quiser pode se inscrever, mas minha expectativa neste curso é chamar um público de pessoas que tenham talento e principalmente vontade de fazer teatro”, explica Julia.

Para participar, o interessado precisa ter mais de 16 anos, comparecer ou ligar na Casa da Cultura para fazer sua inscrição.

A Casa da Cultura fica na Rua Viscondessa de Castro Lima, número 10. Pelo telefone 3153 1510.

3.10.12

Assista e escolha seu preferido no Festival Curtas 2012 - Grupo 3

Não deixe de votar., seu voto é um termômetro para que os artistas saibam se alcançaram suas metas.

Internet não é só facebook!
Navegue, descubra, conheça e deixe seus comentários nas páginas e blogs que visita.

9. Singelos Envelopes
Gênero: Ficção
Subgênero: Prêmio Porta Curtas
Diretor: Bruno Vaks
Elenco: Bianca Comparato, Duda Simões, Malu Valle
Duração: 13 min - Ano: 2012 - Bitola: Digital
País: Brasil - Local de Produção: RJ
Cor: Colorido
Sinopse: Emília vive com a mãe em uma pequena cidade do interior. Solitária, a menina se corresponde com um homem misterioso, por quem nutre uma paixão platônica. Preocupada, sua mãe faz de tudo para que ela o esqueça.



Ficha Técnica
Fotografia: Guilherme Sussekind
Roteiro: Bruno Vaks
Montagem: Tainá Diniz
Música: Lucas Marcier


10. A Nona Vítima
Gênero:
Ficção
Subgênero:
Prêmio Porta Curtas
Diretor:
Diego Zon
Elenco:
Alana Stein, Ana Sales, Djamile Carreiro, Marcos Silva Oliveira, Markus Konká, Paula Ceotto, Thiago Cabral
Duração:
11 min - Ano: 2012 - Bitola: Digital
País:
Brasil - Local de Produção: ES
Cor:
P&B
Sinopse:
Oito misteriosos assassinatos ocorrem no campus da UFES e a polícia não tem pistas do autor dos crimes que abalam a Grande Vitória, transformando-se no principal assunto da mídia capixaba. O nono assassinato poderá ocorrer.


Ficha Técnica
Produção:
Djanira Bravo
Fotografia:
Andreé Coelho
Roteiro:
Jovany Sales Rey
Direção de Arte:
Djanira Bravo
Som:
David Benincá
Maquiagem:
Thai Angelo
Assistente de Produção:
Karina Assunçcão
Finalização:
Marcelo Moll
Montagem:
Marcelo Moll
Trilha Sonora:
Antonín Dvorak
Desenho de Som:
Breno Vazzoler
1º Assistente de Direção:
David Benincá
Figuração:
Djanira Bravo


11. Barbeiros
Gênero:
Documentário
Subgênero:
Prêmio Porta Curtas
Diretor:
Guilherme Aguilar, Luiz Ferraz
Elenco:
Gaspar Mirrione, Osny Gomes Freire, Rafaelle Migliori
Duração:
17 min Ano: 2012 Bitola: Digital
País: Brasil Local de Produção:
SP
Cor:
Colorido
Sinopse:
Em plena São Paulo de 2011, ainda é possível encontrar barbeiros que se mantêm fiéis ao trabalho artesanal, em salões impregnados de rituais aprendidos há décadas, resistindo à massificação da metrópole. Orgulhosos de sua perícia, eles respeitam o código da cortesia, reservando tempo também para uma pequena prosa.


Ficha Técnica

Fotografia:
Eduardo Piagge
Roteiro:
Guilherme Aguilar, Luiz Ferraz
Som Direto:
Danny Mota
Produção Executiva:
Carol Scalice, Gal Buitoni
Assistente de Produção:
Guilherme Bicudo
Finalização:
Megacolor, O2 Filmes
Pesquisa:
Arturo Hartmann
Mixagem:
Françcois Wolf
Pós-produção:
Megacolor, O2 Filmes
Montagem:
Fernando Honesko
Eletricista:
Marcelo Marujo (Melão)
1º Assistente de Câmera:
Bruna Marcatto
Making Of:
Samira Alves
Colorista:
Foca, Leandro


12. Aluga-Se
Gênero:
Ficção
Subgênero:
Prêmio Porta Curtas
Diretor:
Marcela Lordy
Elenco:
Fernanda D'Umbra, Gustavo Machado, Martha Nowill, Nilton Bicudo, Paulo Tiefenthaler, Silvio Restiffe
Duração:
15 min - Ano: 2012 - Bitola: Digital
País: Brasil - Local de Produção:
SP
Cor:
Colorido
Sinopse:
Quanto o espaço urbano influi no nosso espaço interior? Como será amar alguém numa cidade que vive apagando sua memória? Na história de Clarice e Antonio, um retrato da verticalização caótica de São Paulo e a percepção do espaço público como uma tradução de nós mesmos.


Ficha Técnica

Produção:
Deborah Osborn
Fotografia:
Gabriela Bernd, Janice D'Avila
Roteiro:
Marcela Lordy, Martha Nowill
Direção de Arte:
Fernanda Carlucci
Som:
Gabriela Cunha
Edição de som:
Miriam Biderman, Ricardo Reis
Direção de produção:
Cristina Alves
Produção Executiva:
Deborah Osborn
Montagem:
José Eduardo Belmonte, Raimo Benedetti
Trilha Sonora:
Sergio Kafejian


13. Funeral à Cigana
Gênero:
Ficção
Subgênero:
Prêmio Porta Curtas
Diretor:
Fernando Honesko
Duração:
15 min - Ano: 2012 - Bitola: Digital
País:
Brasil - Local de Produção: SP
Cor:
Colorido
Sinopse:
Sandro, um líder cigano, sai em viagem com seu grupo levando o corpo do pai que acabara de morrer. Ele deve transportar o corpo até sua cidade natal para atender o desejo de sua mãe, Vó Sara. Barrado pelo Soldado Rangel em um posto policial, Sandro enfrenta uma série de dificuldades legais para viver suas tradições plenamente.


Ficha Técnica

Fotografia:
Eduardo Piagge
Direção de Arte:
Margue Pennacchi
Som:
Paulo Seabra
Edição de som:
Françcois Wolf
Maquiagem:
Priscila D elia
Montagem:
Oswaldinho Santana
Eletricista:
Melão
Trilha Sonora:
Marcos Azambuja
Maquinária:
Julinho
Colorista:
Rogério Morais
Design de Som:
Françcois Wolf

Assista e escolha seu preferido no Festival Curtas 2012 - Grupo 2

No post anterior, disponibilizamos os primeiros 4 filmes do Festival Rio 2012, que foram disponibilizados para nosso entretenimento no Porta Cutas.
São 13 filmes ao todo, neste grupo seguem os filmes 5 a 8. No próximo post, mais 5 filmes.

Reveja seus preferidos e selecione um.
No site Porta Curtas podemos classificar os filmes, de 1 a 5 estrelas.
Cinema grátis, em casa. :)


5. A Cidade
Gênero:
Documentário, Ficção
Subgênero:
Prêmio Porta Curtas
Diretor:
Liliana Sulzbach
Duração:
25 min Ano: 2012 Bitola: Digital
País:
Brasil Local de Produção: RS
Cor:
Colorido
Sinopse:
Distante de outros centros urbanos, Itapuã (RS) é uma comunidade com hábitos bem característicos. A localidade, que abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos.


Ficha Técnica
Produção: Liliana Sulzbach
Fotografia:
Francisco Alemão Ribeiro
Roteiro:
Liliana Sulzbach
Empresa(s) produtora(s):
Tempo Porto Alegre
Som:
Cléber Neutzling
Produção Executiva:
Liliana Sulzbach
Montagem:
Angela K Pires

6. O Colecionador
Gênero:
Ficção
Subgênero:
Prêmio Porta Curtas
Diretor:
Gunter Sarfert
Elenco:
Álamo Facó, Maria Flor
Duração:
15 min - Ano: 2012 - Bitola: Digital
País:
Brasil - Local de Produção: SP
Cor:
Colorido
Sinopse:
Lucas, um colecionador de objetos de empresas falidas e tecnologias mortas, apaixona-se por Anna, a dona de uma loja de artigos fotográficos que está prestes a falir. Lucas precisa então decidir se a ama ou se Anna é apenas mais um item para sua coleção.


Ficha Técnica

Produção:
Decio Matos Jr., Fabio Zavala, Gustavo Leme, Mario Peixoto, Sallouti, Zé Mangini
Fotografia:
Paulo De Tarso Disca
Roteiro:
Gunter Sarfert
Som Direto:
Louis Robin
Direção de Arte:
Marcos Bottassi
Edição de som:
Rodrigo Ferrante
Figurino:
Viviane Amorim
Produção Executiva:
Decio Matos Jr., Fabio Zavala
Produção de Arte:
Márcio Brandão
Montagem:
Onon
Música:
André Balboni
Finalização de Imagens:
Mistika

7.  Uma Vida Inteira
Gênero: Ficção
Subgênero:
Prêmio Porta Curtas
Diretor:
Bel Ribeiro, Ricardo Santini
Elenco:
Alice Braga, Bruno Autran
Duração:
15 min - Ano: 2012 - Bitola: Digital
País:
Brasil - Local de Produção: SP
Cor:
Colorido
Sinopse:
O retrato de anseios e preocupações de uma geração de jovens adultos independentes, focados em suas carreiras e carentes de afeto. Entre a primeira noite de um casal e a premonição do fim do relacionamento, pode caber uma vida inteira. Baseado na crônica "O Salto", de Antônio Prata.


Ficha Técnica

Produção:
Juliana Borges
Fotografia:
Leo Ferreira
Roteiro:
Bel Ribeiro, Ricardo Santini
Som Direto:
Geraldo Ribeiro
Direção de Arte:
Taisa M. Rodrigues
Figurino:
Miki Shimosakai
Maquiagem:
Ebony, Simone Souza
Produção Executiva:
Bel Ribeiro, Magda Barbieri, Ricardo Santini
Finalização:
Mayra Ferro, Quanta Post
Montagem:
Marcio Hashimoto
Trilha Sonora:
Fabio Góes

8. Agoniza, Mas Não Morre
Gênero:
Documentário
Subgênero:
Prêmio Porta Curtas
Diretor:
Gabriel Meyohas
Duração:
13 min - Ano: 2011 - Bitola: Digital
País:
Brasil - Local de Produção: RJ
Cor:
Colorido
Sinopse:
Baseado na canção homônima de Nelson Sargento, o documentário traz depoimentos de diversos sambistas a respeito de uma única pergunta: o samba mudou? Os entrevistados analisam o caminho traçado pelo gênero musical que os constituem. Desde sua origem como manifestação cultural dos morros e subúrbios, até o preço caro das arquibancadas do sambódromo no carnaval. Falando sobre a dificuldade do passado e as projeções para o futuro.


Ficha Técnica

Produção:
Larissa Ribas
Fotografia:
Maíra Motta
Roteiro:
Gabriel Meyohas, Maíra Motta
Som Direto:
Gabriel Zambrone
Montagem:
Deborah Gierkens, Gabriel Meyohas, Maíra Motta

Assista e escolha seu preferido no Festival Curtas 2012 - Grupo 1

Os 13 filmes do Festival do Rio 2012 


Dividimos os 13 filmes do Festival Rio 2012 em 3 páginas. Este é a 1º, com 4 filmes.

1. Zéfiro Explícito
Gênero: Documentário
Subgênero: Prêmio Porta Curtas
Diretor: Gabriela Temer, Sergio Duran
Elenco: Gil Caminha, Juca Kfouri, Nilton Bahlis, Otacílio D'Assunção, Otacílio D'Assunção, Paulo Cesar Pereio
Duração: 15 min - Ano: 2012 - Bitola: Digital
País: Brasil - Local de Produção: RJ
Cor: Colorido
Sinopse: Sob o pseudônimo de Carlos Zéfiro, o funcionário público Alcides de Aguiar Caminha publicou centenas de quadrinhos eróticos que influenciaram gerações. Alcides também foi compositor de sambas, em parceria com grandes nomes como Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito. Esta é a história de sua descoberta.


Ficha Técnica
Produção: Gabriela Temer, Sergio Duran
Fotografia: Mihay Freire
Roteiro: Sergio Duran
Montagem: Mihay Freire
Música: Fabrício Signorelli

2. Penas
Gênero: Ficção
Subgênero: Prêmio Porta Curtas
Diretor: Paulinho Caruso
Elenco: Agustin Manuel Gasalla, Angeli, Cheesecake, David Leroy, Eduardo Parisi, Fabio Marcoff, Hugo Villa Vicenzio, Laerte, Marku Ribas, Paulo Caruso, Paulo Porto, Tommy German
Duração: 14 min - Ano: 2012 - Bitola: 35mm
País: Brasil - Local de Produção: SP
Cor: Colorido
Sinopse: Buscando uma explicação, um homem se depara com um história de medo, traição e ornitologia explícita. Adaptação de história em quadrinhos do cartunista brasileiro Laerte Coutinho, publicada em 1988.


Ficha Técnica
Produção: Paulinho Caruso
Fotografia: Pierre de Kerchove
Roteiro: Paulinho Caruso
Direção de Arte: Billy Castilho
Animação: Tommy German
Empresa(s) produtora(s): Paulinho Caruso Produções
Som: Duka Souto, Juliano Zoppi
Produção Executiva: Paulinho Caruso
Montagem: Marcelo Junqueira

3. Palhaços Não Choram
Gênero:
Ficção
Subgênero:
Prêmio Porta Curtas
Diretor:
Luisa Mello
Elenco:
Augusto Madeira, Juliana Terra
Duração:
15 min - Ano: 2012 - Bitola: Digital
País: Brasil - Local de Produção: RJ
Cor: Colorido
Sinopse: O correto seria: Infeliz com sua vida, ele resolve cometer suicídio. Quando está prestes a pular do terraço, conhece uma mulher que está em uma situação semelhante. O mesmo objetivo acaba unindo os dois, que passam o dia juntos.


Ficha Técnica

Produção:
Antonia Prado, Luiza Dutra
Fotografia:
Rafaela Chami
Roteiro:
Afra de Sousa
Som Direto:
Daniela Shaw
Direção de Arte:
Marcela Moura
Figurino:
Carolina Lobato
Maquiagem:
Tatiana Pomar
Still:
Isabela Campos
Montagem:
Allan Ribeiro
Música:
Afra de Sousa, Pedro Henrique Barros

4. Realejo
Gênero:
Animação
Subgênero:
Prêmio Porta Curtas
Diretor:
Marcus Vinícius Vasconcelos
Duração:
12 min - Ano: 2011 - Bitola: Digital
País:
Brasil - Local de Produção: SP
Cor:
Indisponível
Sinopse:
Narigudo vive em um universo próprio onde a cada Lua Cheia, todos se aglomeram ao redor de uma Grande Árvore milenar para retirar cartões que trazem a função a ser desempenhada no mundo. Com o tempo, Narigudo acaba descobrindo que pode ir muito alémdo que imaginava ser possível.


Ficha Técnica
Co-produção: Nádia Mangolini
Roteiro:
Luiza Favale, Marcus Vinícius Vasconcelos, Nádia Mangolini, Vanessa Reis
Edição:
Dudu Tsuda
Direção de Arte:
Breno Ferreira, Shun Izumi
Animação:
Bruno Kieling, Debora Slikta, Gabriel Costa, Liciani Vargas, Marcus Vinícius Vasconcelos, Rosana Sallum
Montagem:
Emmanuelle Bernard, Márcio Melges
Interpretação musical:
Marcelo Bonfá

2.10.12

Centro Cultural da UFSJ seleciona artistas

Os artistas que quiserem expor seus trabalhos como mostras artísticas e documentais, individuais e coletivas, além de lançar publicações ou promover eventos no Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em 2013 já podem submeter suas propostas para avaliação.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de outubro
com envio de material para os e-mails alfredobastos@ufsj.edu.br e elizabet@ufsj.edu.br. O mesmo pacote de informações deve ser enviado ao local em forma impressa, identificado como Proposta de Atividade. O endereço  é Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, nº 17, Centro, CEP: 36300-088. Quem preferir, pode deixar entregar a versão impressa pessoalmente.

Inscrições
Nas propostas devem constar o currículo profissional da pessoa ou do grupo solicitante; portifólio com no mínimo cinco reproduções fotográficas coloridas dos trabalhos que serão expostos; e as devidas descrições do material.

No caso de exposições, os documentos de submissão devem conter a identificação das obras através de dados como título, técnica, categorias, dimensões, entre outros. Para os eventos como palestras, lançamentos de publicações, seminários e vídeos, o material deverá ser gravado em CD ou DVD, ou entregue em outro suporte apropriado ao tipo de trabalho inscrito.

Seleções

Nem todas as propostas apresentadas serão expostas, uma vez que a demanda de artistas é maior do que as condições do Centro Cultural. “Recebemos muitos trabalhos, mas infelizmente o espaço não consegue atender a todos. Estamos buscando recursos através da Lei de Incentivo à Cultura para abrir outras frentes e expandir nossa capacidade de exposição”, comentou o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Paulo Henrique Caetano.

Os trabalhos serão analisados por uma Comissão de Programação, composta por integrantes da UFSJ e da comunidade externa, que possuem experiência nas áreas. Segundo Caetano, os candidatos receberão a resposta de seus projetos em até 60 dias.

As obras poderão ser intercaladas e os expositores poderão, ainda, escolher a melhor data adequada ao calendário elaborado pelo Setor de Projetos Artísticos e Culturais (Sepac) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).

Para Caetano, as mostras no Centro Cultural da UFSJ representam uma maneira de mesclar diversos tipos de artes, além de atender pessoas de diferentes regiões. “Neste ano, por exemplo, estamos com um trabalho de registros fotográficos de dois jovens em Cuba e no México. É uma maneira de conciliar demandas locais, nacionais e até  internacionais”, ressaltou. Ele ainda lembrou que cada expositor deverá doar uma obra para compor o acervo do Centro Cultural. “Já temos bastante material de mostras passadas e vamos tentar apresentá-las posteriormente”, disse.

As informações detalhadas e outros critérios para o envio das propostas estão disponíveis no edital, através do endereço eletrônico
www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/centrocultural/Edital_em_PDF.pdf.

18 cursos e oficinas gratuitos

Estão com inscrições abertas para as próximas turmas dos cursos oferecidos pelo projeto Jardim de Gente, A iniciativa é do Instituto de Arte de Cultura do Ceará (IACC), por meio do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), órgão vinculado ao Governo do Estado do Ceará. São 18 cursos e oficinas em artesanato, pintura, moda, dança, artes digitais, gastronomia e literatura.

As formações são totalmente gratuitas e as aulas já começam em outubro. Os interessados devem apresentar CPF, RG e comprovante de endereço (próprios ou do responsável) e uma foto 3x4 no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) ou nos locais de realização das atividades.

Jardim de Gente

Pensar e fazer da arte e da cultura meios para a transformação social e econômica de jovens e adultos nos bairros do Grande Bom Jardim. Este é o objetivo do Projeto Jardim de Gente. Coordenado pelo Núcleo de Formação do CCBJ, o projeto vem, desde 2007, promovendo a troca de experiências e memórias entre a comunidade e os facilitadores dos cursos e oficinas realizadas gratuitamente no centro cultural e em entidades parceiras, estimulando o desenvolvimento humano e a geração de trabalho e renda por meio do empreendedorismo e da criatividade.

Cursos de OUTUBRO

·  Gastronomia - Ceará Mais Doce
·  Gastronomia - Comida de Rua
·  Gastronomia Mais Saudável
·  Introdução a Dança de Salão
·  Composição Coreográfica
·  Criação de Figurino  
·  Animação – Stop Motin
·  Informática Básica e Mídias Sociais
·  Web Design Avançado
·  Reciclagem de Computadores – Meta Reciclagem
·  Pintura em Tela II
·  Artesanato Sustentável – Caixas
·  Fanzine (Escola Lireda Facó)
·  Artesanato Sustentável – Carteiras (NASE)
·  Artesanato Sustentável – Carteiras Avançado (ABC)
·  Artesanato Sustentável – Brinquedos (ABC)
·  Leitura e Literatura (CAIC)
·  Literatura Brasileira no Cinema (CAIC)

TODOS OS CURSOS SÃO GRATUITOS

As vagas são limitadas
Inscrições: 24 a 29 de setembro de 2012
Horários: 09h às 12h e de 14h às 20h
Documentação: CPF, RG, comprovante de residência (próprios ou do responsável) e foto 3x4.
Mais informação: (85) 3245-9036
www.facebook.com/JardimdeGente

Assessoria de Comunicação do IACC
Marco da Escóssia ( imprensa@dragaodomar.org.br / 85 3488.8625 - 8733.8829)
www.dragaodomar.org.br
Twitter: @_dragaodomar
Facebook: www.facebook.com/dragaodomar

Ciclo de Palestras debate o mito modernista a partir da obra de Lasar Segall

Qual o tratamento dado pelos artistas modernistas brasileiros tematizam os sujeitos marginalizados? É em torno dessa questão que a crítica de arte e pesquisadora Veronica Stigger vai falar, na próxima quinta-feira (18), no Ciclo de Palestras do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES). Com início às 19 horas, a palestra “O Mito Modernista” é uma atividade da Curadoria Educativa das exposições “A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha e do Corte” e “Gravura/ES”. A entrada é franca.

Partindo da criação de Lasar Segall, Veronica Stigger examinará a representação de figuras que se encontram em uma posição à margem da sociedade, como o imigrante e a prostituta. Em seguida, essa abordagem temática será relacionada com o tratamento dado a assuntos similares, feito por outros artistas e escritores da época, como Di Cavalcanti e Murilo Mendes.

Escritora e professora universitária, Veronica possui doutorado em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza” e pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Gran Cabaret Demenzial (São Paulo: Cosac Naify, 2007) e Os anões (São Paulo: Cosac Naify, 2010) são alguns dos seus livros já publicados.

Serviço:

Ciclo de Palestras com Veronica Stigger - O Mito Modernista
Local: Auditório do MAES
Horário: das 19h às 21h30
Data: 18/10/12 (quinta-feira)
Endereço: Av. Jerônimo da Monteiro, 631, Centro – Vitória ES Telefones: (27) 3132-8393 | (27) 3132-8390

Importante: os certificados de participação serão emitidos mediante solicitação

Exposições “A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha e do Corte” e “Gravura/ES”
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)
Horários de visitação: Terças-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras: das 10h às 18h Quartas: das 10h às 21h
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 17h
Data: de 10 de agosto a 28 de outubro de 2012
Entrada: Gratuita
Visitas agendadas: http://museudeartes.wordpress.com