31.10.11

Convênios com ONGs

DECRETO Nº 7.592, DE 28 OUTUBRO DE 2011

Determina a avaliação da regularidade da execução dos convênios, contratos de repasse e termos de parceria celebrados com entidades privadas sem fins lucrativos até a publicação do Decreto no 7.568, de 16 de setembro de 2011, e dá outras providências.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea “a”, da Constituição, 

DECRETA:

Art. 1o  Os órgãos e entidades da administração pública federal deverão avaliar a regularidade da execução dos convênios, contratos de repasse e termos de parceria celebrados até a data de publicação do Decreto no 7.568, de 16 de setembro de 2011, com entidades privadas sem fins lucrativos.

§ 1o  A avaliação de regularidade da execução deverá ser realizada no prazo de até trinta dias, contado a partir da data de publicação deste Decreto, período no qual ficam suspensas as transferências de recursos a entidades privadas sem fins lucrativos por meio dos instrumentos referidos no caput.

§ 2o  A suspensão prevista no § 1o não se aplica às seguintes situações:

I - para a realização de programas de proteção a pessoas ameaçadas ou em situação que possa comprometer sua segurança;

II - nos casos em que o projeto, atividade ou serviço objeto do convênio, contrato de repasse ou termo de parceria já seja realizado adequadamente mediante colaboração com a mesma entidade há pelo menos cinco anos e cujas respectivas prestações de contas tenham sido devidamente aprovadas; e

III - às transferências do Ministério da Saúde destinadas a serviços de saúde integrantes do Sistema Único de Saúde - SUS.

§ 3o  Nas hipóteses elencadas no § 2o, a transferência deverá ser justificada por prévio parecer técnico que ateste o enquadramento da situação em um dos incisos, devidamente aprovado pelo Ministro de Estado ou pelo dirigente máximo da entidade da administração pública federal.

Art. 2o  Verificada a regularidade da execução do convênio, contrato de repasse ou termo de parceria, o Ministro de Estado ou o dirigente máximo da entidade da administração pública federal poderá autorizar a retomada das respectivas transferências de recursos.

Parágrafo único.  A decisão de que trata o caput deverá ser devidamente fundamentada e precedida por parecer técnico que ateste a regularidade da execução do convênio, contrato de repasse ou termo de parceria avaliado.

Art. 3o  Findo o prazo de que trata o § 1o do art. 1o, as entidades privadas sem fins lucrativos que tenham celebrado convênios, contratos de repasse ou termos de parceria cuja execução não tenha sido avaliada como regular deverão ser imediatamente comunicadas desta situação, permanecendo suspensas por até sessenta dias as transferências de recursos a tais entidades.

§ 1o  As entidades privadas sem fins lucrativos de que trata o caput deverão adotar, no prazo ali previsto, as medidas necessárias ao saneamento das irregularidades constatadas ou ao ressarcimento do valor de eventual dano apurado pela administração.

§ 2o  Caso não haja a regularização dos convênios, contratos de repasse ou termos de parceria no prazo previsto no caput, o Ministro de Estado ou o dirigente máximo da entidade da administração pública federal deverá:I - instaurar, de imediato, tomada de contas especial;

II - registrar a irregularidade do instrumento no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse - SICONV; e

III - informar à Controladoria-Geral da União os dados das entidades privadas sem fins lucrativos e dos convênios, contratos de repasse ou termos de parceria que ensejaram a instauração de tomada de contas especial.

Art. 4o   Cabe ao Ministro de Estado, ao dirigente máximo da entidade da administração pública federal ou ao Ministro de Estado Chefe da Controladoria-Geral da União, declarar como impedidas para celebração de novos convênios, contratos de repasse ou termos de parceria com a administração pública federal as entidades privadas sem fins lucrativos identificadas na forma do inciso III, § 2o do art. 3o.

§ 1o  Estende-se o impedimento previsto no caput às entidades privadas sem fins lucrativos que tenham em seu corpo diretivo, dirigente ou ex-dirigente de entidade declarada impedida de celebrar convênios, contratos de repasse ou termos de parceria com a administração pública federal, tendo este sido responsável, direta ou indiretamente, pela situação que ensejou tomada de contas especial.

§ 2o  A Controladoria Geral da União manterá cadastro, exibido no Portal da Transparência do Poder Executivo Federal, com a relação das entidades privadas sem fins lucrativos impedidas de celebrar convênios, contratos de repasse ou termos de parceria com a administração pública federal.

Art. 5o  Em qualquer das hipóteses previstas neste Decreto, está vedada a transferência de recursos a entidades privadas sem fins lucrativos que tenham, em suas relações anteriores com a União, incorrido em pelo menos uma das seguintes condutas:

I - omissão no dever de prestar contas;

II - descumprimento injustificado do objeto de convênios, contratos de repasse ou termos de parceria;

III - desvio de finalidade na aplicação dos recursos transferidos;

IV - ocorrência de dano ao Erário; ou

V - prática de outros atos ilícitos na execução de convênios, contratos de repasse ou termos de parceria.

Art. 6o  Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 28 de outubro de 2011; 190o da Independência e 123o da República.

DILMA ROUSSEFF
Gleisi Hoffmann
Jorge Hage Sobrinho

Este texto não substitui o publicado no DOU de 31.10.2011

NOTA da Liter & Art Brasil
- Não trabalhamos com convênios
- A atual diretoria, sob a presidência da Sra. Elida Kronig, não aceita "ajuda política" pra trazer benefícios à OSCIP

Saudações culturais
Liter & Arte Brasil

28.10.11

Stand up musical “Caetano Canta Tudo”, no  Madeleine Jazz Bar


A CIA DOS TEXUGOS
APRESENTA

O SEGUNDO SHOW DA TEMPORADA DO STAND UP MUSICAL “CAETANO CANTA TUDO” ESTÁ COM NOVOS HITS QUE REPERCUTIRAM NA MÍDIA E SERÁ APRESENTADO NO MADELEINE JAZZ BAR

Uma das músicas que será apresentada no dia 07 de novembro (segunda – feira) é um retrato das constantes explosões de bueiros que assolaram a cidade do Rio de Janeiro na versão do antigo hit Lindo Balão Azul, do grupo Balão Mágico.

Caetano Canta Tudo apresenta surpreendentes versões de  grandes sucessos da MPB, da música latina, disco music, cyber-punk e da música brega. Canções que ficaram populares nas vozes de Sidney Magal, ABBA, Gugu Liberato, Leandro & Leonardo, grupo Yahoo, entre outros, ganharam  novas versões - com arranjos completamente diferentes. As músicas são interpretadas por Caetano Veloso e seus convidados:  Ney Matogrosso, Alcione , Julio Iglesias e Elis Regina. O Mestre de Cerimônias costura o show com  seus textos neotropicalista sobre cada uma das músicas do repertório.

Uma das canções inéditas para essa apresentação é uma sátira de umas das músicas da cantora Elisa Regina, sobre a queda interminável dos ministros do governo Dilma. A cada espetáculo, as músicas mudam de acordo com os temas como política, celebridade, esporte,  enfim, notícias que repercutiram na mídia e redes sociais, tratadas com muito humor e inteligência. E tudo sem um único palavrão.

 Caetano Canta Tudo traz Mauro Soares nos vocais e o músico convidado Remo Pellegrini no  violão de 7 cordas. A dupla também é responsável pelos arranjos musicais. A direção geral é de Paulo Marra com produção de Macida Joachim e realização da Cia dos Texugos - formada por Claudia Maximino, João Gabriel de Lima, Mauro Soares e Paulo Marra.

"É a melhor imitação de Caetano Veloso de todos os tempos" -  Jô Soares


MÚSICO CONVIDADO 

Remo Pellegrini
Formado em música pela Unicamp, integrou os grupos vocais Algodão N’oreia, Vrap!, o projeto André Hosoi e Grupo em diversos shows e na gravação do CD Junina. Como violonista, compositor e cantor, fez parte do grupo Rua do Gás, e se apresentou como violonista solo em um repertório de solistas brasileiros no show Som a Pinho. Ainda em seu show Remo Pellegrini e Banda, apresentou em São Paulo suas composições e arranjos de canções de Noel Rosa. Em 2005 concluiu seu mestrado na Unicamp sobre Dino sete Cordas. Integra, atualmente, o Duo Dobrado o Grupo Canastra e é violonista e arranjador do show Caetano Canta Tudo, da CIA dos Texugos.

REPERTÓRIO

Beth Morreu - voz de Caetano Veloso
Dança do Passarinho - voz de Caetano Veloso
Dancing Queen - voz de Caetano Veloso
Glugu  e  Piri Piri - voz de Caetano Veloso
He-Man - voz de Ney Matogrosso
Mexe Mexe - dueto de Caetano Veloso e Julio Iglesias
Mordida de Amor - dueto de Caetano Veloso e Ney Matogrosso
Sandra Rosa Madalena - voz de Caetano Veloso
Sufoco - dueto de Caetano Veloso e Alcione
Tô Nem Aí - voz de Elis Regina
Nega do Cabelo Duro – voz de Ney Matogrosso

FICHA TÉCNICA

Interpretação: Mauro Soares
Violão 7 cordas : Remo Pellegrini
Concepção: Mauro Soares
Arranjos: Mauro Soares e Remo Pellegrini
Direção: Paulo Marra
Duração : 1 hora
Produção e Realização: Cia dos Texugos
Assessoria de Imprensa: Marra Assessoria de Comunicação –
Produção/venda de Shows : Macida Joachim – macidajoachim@uol.com.br

Local: MADELEINE Jazz Bar
Datas e horários de apresentação: 07 de novembro  de  2011 – segunda feira
Abertura da casa: 19h
Horário do show: 21h30
Endereço: Rua Aspicuelta, 201 – Vila Madalena
Duração: 1h / Lotação: até 70 pessoas
Couvert artístico: R$ 25,00
Estacionamento c/ manobrista: 15,00
Ar condicionado e acesso p/ portadores de necessidades especiais
Aceita somente cartões de crédito (crédito e débito, menos Amex), cheque e dinheiro
Não faz reservas PARA ESTE SHOW EM ESPECÍFICO
Não vende ingresso por telefone
18 anos
Informações: (11) 2936 0616 - www.madeleine.com.br

Informações para a imprensa:

Cia dos Texugos :
MARRA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Telefone/fax: (11) 3258 4780
Marcelo Prado : prado@paulomarra.com.br
Silmara Borges : silmaraborges@paulomarra.com.br
Paulo Marra : marra@paulomarra.com.br

Madeleine Bar:
ANEXO ASSESSORIA EM COMUNICAÇÃO
Telefone: (11) 3082-5553
Patricia Novaes: patricia@anexocom.com.br
Marina Coratto: marina@anexocom.com.br

19.10.11

Rede Social de Voluntários e ONGs

"Você só poderá viver um dia perfeito se fizer algo por alguém que nunca poderá lhe pagar." Martín Luther King


Foi lançada a rede social do Planeta Voluntários, já considerado o Maior Portal de ajuda humanitária do Brasil, com uma expectativa de cadastrar milhares de ONGs e instituições beneficentes, e do outro lado cadastrar mais de 1 milhão de voluntários.

Iniciativa:
O Planeta Voluntários é um site não governamental, apartidario e ecumênico, criada em maio de 2009 por iniciativa do empresário Marcio Demari, da empresa Demari & Ferreira, sediada em Londrina, Paraná, no Brasil, com a visão de desenvolver a cultura do trabalho voluntário organizado, que levará o serviço voluntariado a auxiliar milhões de brasileiros e entidades que necessitam de todo tipo de ajuda;a missão é a de conectar pessoas, que, através da transformação pessoal e social, destinam-se a construir uma solução justa, pacífica e sustentável para o mundo, refletindo a unidade de toda a humanidade. O site conta agora com uma Rede Social que cruza as informações dos voluntários com as instituições cadastradas, sendo um elo entre elas.

 Meta:
A meta é ser o elo entre as pessoas que desejam colocar suas habilidades e seu tempo à disposição de organizações não governamentais e as organizações que necessitam desses voluntários para prestar serviços de melhor qualidade para quem precisa.

Lançado o Desafio:
O desafio do mundo é uma chamada para a ação Global, uma busca por soluções de assuntos como a pobreza, a fome e a poluição, que são visíveis onde vivemos.
A pobreza afeta a vida de 20 milhões de brasileiros. Dentre eles, as crianças, que são perto de um terço do desenvolvimento do mundo. Precisamos alimentar o futuro, melhorar o acesso à educação, desenvolver oportunidades e transformar essa cruel realidade.
Doe uma porção do seu tempo para a caridade e faça parte do time para acabar com a pobreza. Descubra como você, sua empresa ou organização podem fazer a diferença.
Todos serão mais ricos sem a pobreza.
Vamos juntos restabelecer a esperança e resgatar a dignidade daqueles que as perderam na injustiça social.

Nós, do Planeta Voluntários, convidamos você a servir e a apoiar os outros com devoção e compaixão. Começando com a nossa própria transformação pessoal e, mediante serviço, por fazer a diferença, é a forma como nós acreditamos que vamos chegar a essa massa crítica de pessoas que, juntas, emerge como a nova humanidade.

Junte-se a nós.

 Marcio Demari é Empresário em Londrina, Pr. Além de fundador e Presidente do Portal Planeta Voluntários.

Apoio: Sercomtel

17.10.11

Folias Metafísicas estreia em parques do Rio

Sandra Bonadeus estreou no último sábado no Parque da Catacumba, a temporada do Folias Metafísicas.

Com poesia de Geraldo Carneiro e música de Egberto Gismonti, a peça aborda com lirismo e intensidade temas universais ligados à existência humana, como o amor, a morte, a solidão, a criação e a arte. Neste solo, o personagem é inspirado no verso ‘sou um animal em surto de poesia’, do poema Insurreição (2002) e não resiste à tentação de zombar da vida em todos os seus aspectos e, ao mesmo tempo, festejá-la intensamente.

A entrada é franca.

Confira a programação:

De 8 a 30/10: Parque da Catacumba (Avenida Epitácio Pessoa, nº 3.000, Lagoa – Tel.: (21) 2259-4891). Sábados e domingos, às 11h. Lotação limitada, distribuição de senhas meia hora antes do espetáculo;

De 5 a 27/11: Parque da Cidade (Estrada de Santa Marinha, s/nº, Gávea). Sábados e domingos, às 11h;

Dias 3, 10 e 17/12: Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa – Tel.: (21) 2224-3922), às 17h;

Dias 4, 11 e 18/12: Parque da Chacrinha (Rua Guimarães Natal, s/nº, Copacabana – Tel.: (21) 2542-3247), às 11h.

Parabéns à Sandra e aos demais envolvidos. O espetáculo está ótimo! :)

Saudações culturais
Liter & Art Brasil

10.10.11

Feira de trocas no Grajau (RJ)


Em comemoração ao mês das crianças vamos incentivar o troca-troca entre elas!!!
Que tal levar para trocar aquele brinquedo de está há meses no alto da estante, aquele livro que ninguém lê mais, aquele quebra-cabeça que está esquecido e tantos outros objetos que vão se acumulando sem nos darmos conta? Vamos incentivar nossas crianças a terem um consumo mais consciente e a darem destino correto aos objetos que não as interessam mais. Contamos com vocês!!! Vamos divulgar nas escolas, na família, nos condomínios!!!

Nesta Edição estaremos com novidades!!!
Nosso Eco-ponto tem um novo parceiro, a Grande Rio Reciclagem Ambiental, que estará fazendo a troca de óleo por material de limpeza. Em anexo vocês podem ver a tabela de troca!

O Hospital Badim estará conosco também com o projeto "Saúde na Praça" das 9h às 14h, com dicas para a saúde do coração. Quem comparecer poderá aferir a pressão arterial, verificar o índice de massa corpórea (IMC) e participar de sessões de reflexologia gratuitamente. Também serão oferecidos exercícios de respiração e meditação.


Na parte da manhã teremos as oficinas de origami e reciclagem de tetrapack e pet para adultos e crianças.
Durante todo o evento também oficinas de suco de clorofila com a Associação Terrapia!
E ao meio dia em ponto, nossa dança circular Irish Mandala!!!





7.10.11

Câmara Federal aprova meia-entrada para todo o País

A meia-entrada em eventos artísticos e culturais, de entretenimento e de lazer também é garantida pelo projeto que institui o Estatuto da Juventude (PL 4529/04), aprovado em Plenário na Câmara Federal nesta quarta-feira, para todo o território nacional.

Além disso, o texto determina que 30%, no mínimo, dos recursos do Fundo Nacional de Cultura terão de ser destinados preferencialmente a programas e projetos culturais voltados aos jovens.

Da mesma forma, emissoras de rádio e televisão terão de destinar espaços e horários especiais voltados a tratar da realidade social do jovem.

Profissão e renda Para estimular a profissionalização, o substitutivo aprovado prevê que o Poder Público terá de realizar ações voltadas ao preparo para o mercado de trabalho. Deverá ser dada prioridade a programas de primeiro emprego e à introdução da aprendizagem na administração pública direta.

Entre as medidas que serão implementadas está a criação de uma linha de crédito especial para jovens empreendedores. Como parte do acordo, a relatora retirou do texto que essa linha teria recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Sistemas nacionais Com o objetivo de articular as diversas políticas de municípios, estados e União direcionadas aos jovens, o substitutivo cria mecanismos de coleta de informações, avaliações e gerenciamento dos programas. Haverá um Sistema Nacional da Juventude (Sinajuve), coordenado pelo governo federal, e do qual participarão todos os governos.

Planos nacional, estaduais e municipais de juventude deverão ser elaborados. Para cumprir os objetivos das políticas públicas para a juventude, os municípios poderão se unir em consórcios.

Conselhos A exemplo dos conselhos da criança e do adolescente, os governos deverão criar conselhos de juventude para colaborar na formulação das políticas públicas.

A relatora Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) retirou as regras de eleição para o conselho e de número mínimo de representantes, mas manteve o critério de paridade entre integrantes dos governos e da sociedade civil.

Entre as atribuições do conselho de juventude estão a de notificar o Ministério Público sobre infração administrativa ou penal contra os direitos do jovem garantidos na legislação; e a de elaborar relatório anual sobre as políticas públicas de juventude.

Informação e avaliação A União criará e gerenciará subsistemas nacionais de informações sobre a juventude e de acompanhamento das políticas.

Outra mudança em relação ao texto aprovado na comissão especial é a retirada do artigo que criava o Fundo Nacional de Juventude para financiar a gestão das políticas públicas e sustentar o conselho nacional.

Reportagem – Eduardo Piovesan
AGÊNCIA CÂMARA

Nota da Liter & Arte Brasil: A notícia é mais que válida e não há como negar a impostancia da mesma. Porém, sem um controle ou limitação nos valores cobrados pelos ingressos, os jovens o outros tantos cidadãos continuarão fora do circuito cultural. O que se vê atuamente é cobranças de ingressos pelo dobro do preço como forma de burlar a Lei.

LINKS:

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/DIREITOS-HUMANOS/203599-TEXTO-REGULA-MEIA-ENTRADA,-MERCADO-DE-TRABALHO-E-CRIACAO-DE-CONSELHOS.html

Estatuto da Juventude - PL-4529/2004: http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=271219

Fonte: http://www.tudorondonia.com/noticias/camara-federal-aprova-meia-entrada-para-todo-o-pais,23991.shtml

Microprojetos para 2012 (RJ)

Olho nos prazos:

  • 7 de outubro a 29 de outubro de 2010 - Projetos a serem iniciados no período de janeiro a abril de 2011
  • 19 de janeiro a 18 de fevereiro de 2010 - Projetos a serem iniciados em maio de 2011
A inscrição deverá ser efetivada, a partir das 10:00 horas do primeiro dia até às 18:00 horas do último dia de cada período estipulado no cronograma descrito no subitem 3.1, através do preenchimento dos formulários de cadastro que estarão disponíveis no sítio da Secretaria de Estado de Cultura (www.sec.rj.gov.br)

Papo musical no Bar BP (RJ)


Canjas dos amigos, desconhecidos e invisíveis inimigos

Dia 12 - show Encontro de Bambas e outros Sambas


Rua Dona Zulmira, 76 - Tijuca/RJ
Sábado - 20:00
Tel: 2268-6976


4.10.11

Thayana Barbosa inagura projeto “Música nos Parques”

Em outubro inicia o novo ciclo de apresentações do o projeto da Música nos Parques realizado pela Fundação Cultural de Curitiba. A estrea será no segundo domingo do mês, dia 16/10, no Parque Cambuí, no bairro Portão, com o show Mar de Dentro, da cantora Thayana Barbosa

Thayana Barbosa é cantora, compositora, atriz, percussionista, brincante e pesquisadora. Natural de Campo Grande-MS, é radicada em Curitiba e desde 1999 vem desenvolvendo sua trajetória artística, participando de diversos projetos, shows e grupos musicais. Entre eles destaca-se o “Mundaréu”, no qual é integrante desde 2002, tendo gravado três CD´s e um DVD, e participado de inúmeras turnês pelo país com diversos espetáculos.

Em 2010 Thayana estreou seu primeiro show solo, que fala dos sentimentos, das experiências pessoais, descrevendo e desenhando seu ”Mar de Dentro” - título do espetáculo. No show a cantora revela em suas composições a influência de suas raízes sul mato-grossense e de suas pesquisas da cultura popular brasileira, como o coco, cacuriá, fandango, boi, divino, dialogando com outros estilos como o samba, reggae, rock, jazz, música latino americana, bossa nova, entre outros, presentes em sua escuta, estudo e pesquisa diária.

Mar de Dentro é formado por mais quatro músicos  de destaque na cena paranaense, que acompanham Thayana no palco: o produtor musical, arranjador e multi-instrumentista Jorge Falcón; o percussionista  Vina Lacerda; o baterista e técnico de som Valderval Filho e o contrabaixista, produtor, arranjador Glauco Sölter aliados com a voz de Thayana Barbosa compoem  um quinteto de forma  integral, dando ao espetáculo uma sonoridade singular.

O projeto “Música nos Parques” é um meio de difusão e valorização da produção musical curitibana na própria cidade, ao mesmo tempo em que possibilita o acesso  à música de qualidade nos bairros mais periféricos. O projeto conta com mais dois shows da cantora, a serem apresentados em 2012. O show será realizado no parque Cambuí, no bairro Portão, no dia 16 de outubro, domingo, as 15h30, gratuito e aberto a todos os públicos.  [producaoy@gmail.com]

Ficha técnica:
Thayana Barbosa: voz e percussão
Glauco Sölter: baixo
Vina Lacerda: percussão
Jorge Falcon: teclados, violão e direção musical
Valderval Filho: Percussão
Produção Executiva: Fuá Produções

Serviço:
Show “Mar de Dentro” de Thayana Barbosa
Data: 16 de outubro (Domingo)
Horário: 15h30
Local: Parque Cambuí - Portão
Endereço: R. Carlos Klemtz, 1066-1206 - Fazendinha, Curitiba - Paraná
Ingresso: gratuito

Fonte: Paran@shop

Plugado! recebe certificação de tecnologia social

Reconhecimento da Fundação Banco do Brasil reforça o papel da cultura como ferramenta social

A Fundação Banco do Brasil (FBB) acaba divulgar os projetos certificados pela instituição como tecnologia social. O projeto Plugado!, ação de arte cultura e educação desenvolvida em Foz do Iguaçu, está entre as 264 iniciativas de todos o país, contempladas com a certificação.

Por meio de seleção pública que analisa propostas de organizações sociais, governos e grupos comunitários, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social tem por objetivo identificar, premiar e difundir os projetos sociais que auxiliem na melhoria e na solução de problemas nas áreas de educação, meio ambiente, alimentação, renda, entre outras áreas. 

Tecnologia social compreende produtos, técnicas ou metodologias inovadoras, possíveis de serem reaplicadas em diferentes contextos sociais, realizadas de forma participativa entre uma determinada comunidade. Esse conceito remete a ações e saberes em condições de multiplicação e que possibilitem o desenvolvimento social em escala.

Alguns exemplos conhecidos de tecnologia social são o soro caseiro (mistura de água, açúcar e sal que combate a desidratação e reduz a mortalidade infantil); as cisternas de placas pré-moldadas que atenuam os problemas de acesso a água de boa qualidade à população do semi-árido, entre outros.

O projeto Plugado! foi selecionado na categoria “educação”, sendo reconhecido por sua atuação nas escolas e entre estudantes e professores da educação pública. O programa, mantido pela Casa do Teatro e a Itaipu Binacional, com o apoio do Núcleo Regional de Educação, apresenta uma metodologia que articula, de forma pedagógica, a arte, a cultura e a educação como ferramentas de promoção da cidadania e de protagonismo de adolescentes e jovens.

Para a coordenadora do projeto Plugado!, a atriz Arinha Rocha, a premiação reforça a importância da cultura como uma ferramenta de abordagem social, capaz de estimular a vivência entre as pessoas, promover espaços de participação e contribuir com os processos educacionais. “A cultura e a arte, muita vezes, são confundidas como atividades em sim mesmas, pontuais. Esse reconhecimento do Plugado!, como tecnologia social, reforça a importâncias dessas ferramentas para melhorar a vida das pessoas, quando são aplicadas com metodologias claras e de forma efetiva”, comemora Arinha.

A coordenadora do PPCA da Itaipu Binacional, Gladis Mirtha Baez, ressalta que a empresa apóia projetos cujos objetivos sejam proteger crianças e adolescentes. “Este prêmio, reafirma que, por meio da arte, o Plugado é transforma a vida de meninos e meninas e garante que seus direitos sejam garantidos”, diz a gestora.

A atuação do projeto Plugado! baseia-se na formação de multiplicadores culturais juvenis, que repassam as técnicas e práticas adotadas pelo programa a outros jovens da respectiva comunidade ou estabelecimento de ensino, formando uma rede de participação social por meio da arte.

PRÊMIO SOCIAL – Este ano, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social recebeu a inscrição de 1116 experiências brasileiras. Agora, o projeto Plugado! e as demais tecnologias certificadas, concorrem ao prêmio final. Primeiro, serão escolhidas três ações em cada modalidade, e, no final da seletiva, serão nove projetos premiados, que irão receber recursos no valor de R$ 80 mil cada.

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social foi criado há dez anos, lançando editais de seleção de projetos a cada dois anos. Esta edição foi a recordista em número de inscrições, onde a maioria das propostas está ligada, principalmente, a trabalhos na área da educação (530). As categorias que serão premiadas, distribuídas por região, abrangem cinco trabalhos regionais (um para cada região do país) e um para cada categoria especial: "Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil"; "Gestão de Recursos Hídricos"; "Participação das Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais"; e, finalmente, uma nova categoria, a "Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza". A cerimônia de premiação será em Brasília (DF), no mês de novembro.

PLUGADO! – O projeto foi planejado e desenvolvido a partir de 2009, pelas equipes da Casa do Teatro e do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), iniciativa ligada diretamente à direção geral da Itaipu Binacional. 40 adolescentes e jovens, de 10 escolas da rede pública estadual de educação, que receberam formação em teatro, dança, cidadania e participação social. Estes estudantes recebem um auxílio mensal de R$ 100,00 e atuam como multiplicadores (Agentes Culturais Plugados!) nas instituições de ensino, repassando os conhecimentos a outros adolescentes e jovens.

Ao longo de sua execução, o projeto já atendeu 800 estudantes de todas as regiões do município, divididos em duas etapas. Com previsão de vigência até 2013, nesta nova fase, Plugado! irá ampliar as ferramentas de abordagem e a quantidade de beneficiários. A experiência do projeto também será levada para uma universidade pública da cidade.
Neste ano, Plugado! já foi contemplado com o Prêmio Nacional Neide Castanha de Direitos Humanos, na categoria “protagonismo de crianças e adolescentes”.

(Casa do Teatro)

Fonte: Megafone
Parabéns, Plugado!

3.10.11

Femusesc 2011

A comissão organizadora da Festa da Música do Sesc (Femusesc) divulgou a lista de compositores e intérpretes selecionados para a mostra, que acontecerá este ano na Praça Multieventos, na Pajuçara, nos dias 4 e 5 de novembro. Nesta edição, 14 artistas apresentarão, cada um, duas músicas, num total de 28 músicas.

O parceiro da Liter & Art, Ygo A. Ferro, foi selecionado. Parabéns, Ygo!

LISTA SELECIONADOS - FEMUSESC 2011

SESC Alagoas