29.7.09

Feira em PE exibe artesanato de 27 países

10ª edição da Fenearte traz a Olinda 4 mil artesãos brasileiros e de nações como Vietnã, Palestina e Egito; público esperado é de 250 mil

DAYANNE SOUSA, da PrimaPagina
Cerca de 4 mil artesãos começam nesta sexta-feira a expor obras de todos os Estados brasileiros e de outros 26 países em Olinda, Pernambuco. Eles participam da 10ª edição da Fenearte (Feira Nacional de Negócios do Artesanato), que vai até o dia 12 de julho, é aberta ao público e deve receber cerca de 250 mil visitantes, estimam os organizadores. O governo de Penambuco promove o evento e espera que, durante os seus dez dias, a feira movimente R$ 22 milhões em negócios.
Em 2009, além de manter países que expuseram na edição passada – como Chile, Bolívia, Egito, Índia e Portugal –, a feira traz expositores da Argentina, Bangladesh, Guatemala, México, Japão, Palestina, Venezuela e Vietnã . Apesar da presença de obras internacionais, 70% do espaço da feira é reservado para trabalhos de Pernambuco, diz o coordenador geral da evento, Roberto Lessa. “Nosso Estado é especialmente rico”, afirma, “poucos se comparam a Pernambuco nessa geração espontânea de artesanato que tem aqui”.
Apesar de se destacar pela diversidade de técnicas artesanais expostas, a feira não deixa de trazer exemplares característicos de cada região de Pernambuco, segundo Lessa. Dentre as técnicas usadas pelos artistas pernambucanos, há moldagem em barro, trabalho em couro e em madeira. Uma das mais típicas – a escultura de barro de personagens folclóricos do Nordeste – foi consagrada pelo Mestre Vitalino, artesão que completaria 100 anos em 10 de julho e será homenageado no evento.
A Bodega da Caatinga, rede de cooperativas de artesãos e pequenos produtores nordestinos, é um dos expositores que leva à feira obras típicas do Nordeste. Apoiada por um projeto do PNUD, a rede reúne produção de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará. A Bodega assessora os integrantes sobre formas de produzir de maneira sustentável e de agregar valor aos produtos.
O mais importante da feira é a possibilidade fazer contatos e de promover negócios, diz Maurício Aroucha, biólogo responsável por orientar os artesãos Bodega. “Se a gente fica só lá, incentivando a produção num lugar remoto no interior, quem vai lá ver?” É a segunda vez que a rede participa da Fenearte; o grupo já participou de feiras do tipo também em outros Estados. Aroucha conta que isso permite acordos que levam os trabalhos a cadeias de restaurantes, hotéis, lanchonetes e, até mesmo, a empresas internacionais de produtos naturais.
Ainda destaca que há troca de conhecimentos e contato direto dos artistas com o público, conta Lessa, o coordenador do evento. Ele diz que, em vários momentos, haverá artesãos trabalhando em meio aos passantes. Aroucha diz que a Fenearte difere de outros eventos porque a longa duração, de dez dias, faz com que aumente a presença de famílias e até de excursões escolares. Para ele, esse clima, que não é só de negócios, favorece a divulgação dos trabalhos.

Prêmio pró-ODM espera ter 1.500 inscrições

Abrem neste dia 27 as inscrições para o prêmio que vai selecionar projetos sociais exemplares sobre os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). O Prêmio ODM Brasil 2009, que chega a sua terceira edição, escolhe, entre as iniciativas concorrentes, as vinte que melhor auxiliam o cumprimento dos objetivos em suas regiões. Os ODM são metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a cumprir até 2015 e envolvem temas como combate à fome, melhoria da saúde da mulher e a defesa do meio ambiente.

Podem participar associações da sociedade civil, empresas, universidades e também governos municipais. A organização do prêmio espera receber pelo menos 1.500 inscrições, o que seria um recorde. Nas edições de 2007 e 2005, foram 1.062 e 920 participantes, respectivamente. Os interessados têm até 2 de outubro para enviar seus projetos pelo site do prêmio, a premiação final só ocorre em abril de 2010.

O Prêmio ODM Brasil foi lançado em 2005 e é realizado a cada dois anos, coordenado pelo PNUD, a Secretaria-Geral da Presidência e o Movimento Nós Podemos. Os 20 vencedores recebem um certificado e um troféu, entregues em cerimônia com a presença do presidente Lula. Davi Schmidt, assessor da Secretaria-Geral, afirma que o que importa na premiação é o reconhecimento. “Tem projetos da primeira edição que foram convidados pra terem divulgação no exterior”, conta.

“O mais importante é que o prêmio está servindo para disseminar o debate sobre os ODM, isso é o importante para nós”, afirma Schmidt. Para divulgar o prêmio e explicar as metas do milênio, a organização promove seminários em todos os Estados brasileiros. O ciclo de eventos começou no dia 23 de julho, com reuniões no Tocantins, Maranhão e Roraima e vai terminar em 7 de setembro, no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre.

Nos seminários, membros dos governos e de ONGs locais apresentarão as regras do prêmio e divulgarão formas de mobilizar e monitorar as metas por região. Qualquer pessoa pode participar dos eventos e a agenda completa para todos os Estados está no portal do prêmio.

Como participar

Para inscrever um projeto no Prêmio ODM Brasil é preciso preencher um formulário disponível no site. Seminários em todos os Estados vão explicar as regras, o calendário dos eventos também está on-line.

24.7.09

Projeto abre 60 vagas para pessoas com deficiência no Rio

Oportunidades são para bairros da capital e cidades do interior do Estado

Rio - Cerca de 60 vagas estão abertas para profissionais com deficiência no Rio de Janeiro. As oportunidades de trabalho estarão direcionadas para bairros como Duque de Caxias, Cidade Nova, São Gongalo e Botafogo, entre outros . Também há vagas para as cidades de Angra dos Reis, Búzios, Maricá, Arraial do Cabo, Campo dos Goytacazes e Barra do Piraí. Os candidatos interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever no site da empresa, pelo endereço http://www.projetorh.com.br/curriculo.php ou enviar o currículo para o e-mail pcd@projetorh.com.br.

Todas as vagas são para atendimento ao público em instituições financeiras da cidade. Os profissionais interessados na seleção devem ter concluído o 2º grau e precisarão apresentar laudo médico que ateste a deficiência para apresentação à empresa contratante. Todos os selecionados participarão de entrevista pessoal em uma consultoria representante da Projeto RH na região.

Os profissionais selecionados passarão por entrevista pessoal com consultoras da Projeto RH. Os contratados terão treinamento “on the job” e direito a todos os benefícios de uma grande empresa, como assistência médica e odontológica, vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte e seguro de vida, além de amplas possibilidades de carreira.

A empresa é especializada em recrutamento e seleção de profissionais PCD’s em todo o Brasil e possui banco de talentos com mais de 21 mil candidatos cadastrados. O processo de recrutamento e seleção de PCD’s visa a compatibilidade entre as atribuições solicitadas para a vaga e o perfil do PCD, relacionando o que o profissional deverá desenvolver no dia-a-dia à capacidade de execução.

A Projeto RH tem sede em São Paulo e conta com parceiros em 20 Estados brasileiros. Entre os principais serviços oferecidos, destacam-se o recrutamento e seleção, hunting de profissionais e mapeamento de mercado, além de ações de desenvolvimento pessoal.

Estamos no Twitter


@litereartbrasil

18.7.09

Expositor para CD e DVD / Expositor de livros

Estamos precisando com urgência de 1 expositor para cd/dvd e 1 expositor de livros, novos ou usados.

Exemplos de modelos:
Escreva para: contato@litereart.org.br

9.7.09

Energia gasta em spams alimentaria 2,4 milhões de casas


Uma pesquisa feita por uma empresa de softwares afirma que a circulação dos e-mails indesejados (ou spams) consome cerca de 33 bilhões de kilowatts hora por ano, o que seria suficiente para suprir 2,4 milhões de casas com energia elétrica no mesmo período.
Nos cálculos da empresa McAfee, a produção dessa energia causa emissões de gases do efeito estufa equivalentes às de 3,1 milhões de carros por ano.
A empresa estima que 62 trilhões de e-mails spam foram enviados em 2008.
Segundo o estudo, mais da metade da energia consumida por spams é provocada por usuários perdendo tempo em frente ao computador selecionando e apagando e-mails e procurando as mensagens que são realmente relevantes.
O estudo da McAfee, empresa que oferece serviços antispam, afirma que sistemas de filtragem de e-mails indesejados economizam 135 bilhões de kilowatts-hora por ano - o que teria o mesmo impacto ambiental de se retirar 13 milhões de carros das ruas por ano.

BBC de Londres
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/04/090415_spam_ambiente_dg.shtml

Samba Quilombola

Grêmio Recreativo de Arte Negra Escola de Samba Quilombo
fundada por Candeia, em 1975



todo o segundo sábado de cada mês
na quadra do Grêmio Recreativo de Arte Negra

Escola de Samba Quilombo
"Samba Quilombola"
- roda de samba -

Rua Ouseley, n°810
Fazenda Botafogo
(bem em frente à estação de metrô de mesmo nome)

O samba começa sempre às 14h
Mais informações: 21-8589-4975
com Paulinho

Samba Quilombola de Julho
Sábado dia 11/07


Olá amigos/as, é chegado mais um mês. E, com ele, mais um
"Samba Quilombola".

Para nós quilombolas este é um mês muito especial, pois comemoraremos mais um ano de vida do nosso evento.

Além do grupo Uto Tombo,
contaremos com as participações mais do que especiais de
Rogerinho Ratatuia,
que lançará o seu CD "Por todos os cantos",
que reúne muito samba de raiz e partido alto
Para saber um pouco mais do Rogerinho é só clicar aqui

Também teremos o lançamento do CD do amigo e grande "showman"
Chico Balanço
que vem com o "Eu sou Feliz",
que é um belíssimo trabalho de samba,
com lindos arranjos, inclusive com a participação de alguns membros do Uto Tombo (por aí já dá pra perceber a qualidade do trabalho).
O Chico pode ser visto aqui.

Para coroar estes lançamentos, o que nos deixa, a todos da Família Quilombola, muito felizes, teremos
uma das vozes mais belas do samba atualmente:
Jacy da Portela.

Bom, nem precisamos dizer mais nada,
"o papo é reto e, como dizem por aí, conversa de malandro não faz curva".
A quadra fica na Rua Ouseley 810 - Fazenda Botafogo
bem em frente à estação de metrô homônima.

O caldeirão começa a ferver lá pelas 14h e vai até às 20h.

A entrada é FRANCA
A cerveja custa a "fortuna" de R$3,00 a garrafa
de BRAHMA ou ANTÁRTICA.
A feijoada R$ 5,00 o prato.

Contatos:
Paulinho: 21-8589-4975
Vítor: 21-9231-3599

Curso de Formação de Multiplicadores em Drogas e DST/AIDS

MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILERO
CML - 1ª RM
HOSPITAL DE GUARNIÇÃO DA VILA MILITAR
1914
PROGRAMA PHOENIX/AUTO-ESTIMA HGuVM


Prevenção e Tratamento em Drogas e DST/AIDS


Secretaria:
Av. Duque de Caxias, 1551
Anexo

Vila Militar – Deodoro
Rio de Janeiro – RJ
CEP 21615 220

Telefones:
2457-1832
9856-1580 (Coord. Técnica)

Ten Cristiane Yokoyama

Curso de Formação de Multiplicadores em Drogas e DST/AIDS


Oferecido aos militares e civis com o objetivo de promover a capacitação na abordagem ao uso indevido de drogas e DST/AIDS. O curso possui a carga horária total de 68 horas.



Primeira Turma de 2009:

Agosto (Dias 04, 06, 11, 12, 13, 18, 20 e 27) e Setembro (Dias 01, 03, 08, 10, 15, 17, 22, 24 e 29)

Horário: 8 às 12h


INSCRIÇÕES ABERTAS PELO TELEFONE OU E-MAIL
( dados necessários para inscrição: nome completo, endereço, telefone e e-mail)





Todas as atividades serão realizadas no Auditório do HguVM – Sede, no horário das 8 às 12h, e se faz necessário inscrição com um mês de antecedência pelo nosso telefone ou na secretaria do Programa (não há custo).



Para militares: se a sua unidade já recebeu a palestra do Programa Phoenix esse ano, todos os voluntários receberão o convite através de ofício encaminhado para a unidade. Se a sua unidade não recebeu a palestra , por favor, envie seus dados para que nossa equipe possa fazer o pedido de sua participação no curso através de ofício. Lembramos que toda participação é voluntária. ( dados necessários : nome completo, nome de guerra, posto/graduação e nome da unidade)


FICAREMOS FELIZ COM SUA PRESENÇA !!!

Faetec oferece mais de 10 mil vagas em cursos gratuitos

Faetec oferece mais de 10 mil vagas em cursos gratuitos em diversas unidades

Rio - O mês de julho está movimentando um grande conjunto de unidades que oferecem cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores na rede da Fundação de Apoio a Escola Técnica. Em nove unidades, distribuídas em diferentes pontos do estado do Rio de Janeiro, (Baixada Fluminense, Niterói, Zona Norte e Centro da cidade).

Nesta primeira quinzena de julho são 10.715 vagas, incluindo a Educação a Distância que viabiliza a capacitação para quem tem dificuldade de freqüentar as salas de aulas convencionais.

No Hotel Escola Popular, que fica no prédio da Central do Brasil, por exemplo, cursos de camareira, auxiliar administrativo e garçom habilitam mão-de-obra para a rede hoteleira.

Nos Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante de Marechal Hermes e Quintino, as Escolas de Ensino Industrial oferecem oportunidades de formação em eletrônica, instalações prediais entre outras habilitações. Com destaque para informática e idiomas que tem ofertas para a maioria das unidades.

No site www.faetec.rj.gov.br estão reunidas todas as informações sobre como participar dos cursos. Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelos telefones 2332-4083, 2332-4085 ou 2332-4093.

O Dia On-line

6.7.09

16 DE JULHO - ECOS DA CULTURA

ROTEIROS GEOGRÁFICOS DO RIO

UERJ - INSTITUTO DE GEOGRAFIA - NEPEC

__________________________________________________________

ECOS DA CULTURA NA CIDADE NOVA E NA PRAÇA ONZE DOS BAMBAS DO SAMBA

Dia 16 DE JULHO DE 2009 - QUINTA-FEIRA

Encontro: 9 horas e 30 minutos da manhã na estação do metrô Estácio-Rio/Cidade Nova (saída para o Centro Administrativo São Sebastião do Rio de Janeiro ou “Piranhão”)

Inscrições: roteirosgeorio@uol.com.br celular: 8871 7238 - roteiro a pé e GRÁTIS - com tempo chuvoso roteiro adiado

Roteiro: Estácio e o nascimento da primeira escola de samba - Cidade Nova (os aterros sobre o mangal de São Diogo, o surgimento da Cidade Nova, o bairro do Mangue e da zona do baixo meretrício, a memória simbólica da prostituição nos logradouros e torres do centro administrativo da Cidade Nova) – a monumental Av. Presidente Vargas - Praça Onze (o berço do samba e lugar de diversas manifestações religiosas e culturais dos negros da “Pequena África do Rio de Janeiro”) – Passarela do Samba/”Sapucaí”/Avenida Darcy Ribeiro - Terreirão do Samba/palco João da Baiana – vista para o morro da Favela/Providência - Escola Tia Ciata – Igreja de Santana (visita) – Campo de Santana/Praça da República - Casa da Moeda/Arquivo Nacional (visita) - Casa do Marechal Deodoro e da Proclamação da República - estação do metrô Central do Brasil

__________________________________________________________

(Re)conhecendo a Periferia do Centro do Rio a Pé

DIA 22 DE JULHO DE 2009 – QUARTA-FEIRA

Encontro: 13 horas no Centro Cultural Light - Avenida Marechal Floriano, 168 (próximo do metrô Presidente Vargas)

Roteiro a ser efetivado: Centro Cultural Light - Palácio Itamaraty - Gare Dom Pedro II/Central do Brasil (entrada) - passagem subterrânea - Campo de Santana (passagem) - Rua da Constituição - Museu do Rádio - Rua República do Líbano - Av. Gomes Freire – “DASPU” - Avenida Passos - Real Gabinete Português de Leitura (visita) - Rua Luis de Camões - Largo de São Francisco - Igreja de São Benedito/Nossa Senhora do Rosário (visita) - Rua Uruguaiana - Largo da Carioca - Convento de Santo Antônio - Avenida Treze de Maio - Teatro Municipal (visita guiada de cinquenta minutos) - Convento de Santo Antônio (visita) - Rua Gonçalves Dias - Confeitaria Colombo (opcional).

Término por volta das 18 horas. roteirosgeorio@uol.com.br

__________________________________________________________

DESCORTINANDO AS GEOGRAFIAS DO CATETE, FLAMENGO E GLÓRIA

9 e 30 da manhã – DIA 28 DE JULHO DE 2009 – TERÇA-FEIRA

ENCONTRO: NO ALTO DO ADRO DA IGREJA DA GLÓRIA DO OUTEIRO

Igreja Na. Sa. do Glória do Outeiro (visita ao templo) – Plano Inclinado (descida) – Praça do Russel e do monumento ao padroeiro São Sebastião – Torre das emissoras do Sistema Globo – Memorial Getúlio Vargas (visita) – Os edifícios suntuosos do bairro nobre do Flamengo – O ajardinamento do Parque Brigadeiro Eduardo Gomes – Parque do Flamengo (de volta ao passado da Carioca (casa de branco), da Henriville do Projeto da França Antártica e da conquista do homem sobre a baía de Guanabara – “Castelinho” (visita) – Rua Dois de Dezembro – Travessa Pinheiro de diversas temporalidades (vilas, torres e o Instituto de Arquitetura) – Rua Machado de Assis – Galeria dos Cinemas São Luis (passagem) – Largo do Machado – Rua Bento Lisboa (com seus novos hotéis e gigantesco condomínio residencial) – Rua Artur Bernardes – Rua do Catete (os sobrados centenários, o corredor gastronômico, os serviços e o comércio informal em seu espaço coletivo) – Museu da República (visita aos jardins do ex Palácio do Governo Federal).

Término: meio dia e meia

__________________________________________________________

ROTEIRO NOTURNO NO CENTRO DO RIO A PÉ

ENCONTRO NO ADRO DA CATEDRAL PRESBITERIANA

(NA CONFLUÊNCIA DA PRAÇA TIRADENTES COM A RUA DA CARIOCA)

DIA 30 DE JULHO DE 2009 - QUINTA-FEIRA - 20 HORAS E 30 MINUTOS

(ver roteiro acima)

INSCRIÇÕES: roteirosgeorio@uol.com.br (21) 8871 7238

roteiros grátis e a pé. Com tempo chuvoso, roteiros cancelados

COORDENAÇÃO: PROF. DR. JOÃO BAPTISTA FERREIRA DE MELLO

BOLSISTAS PARTICIPANTES: RUAN ROCHA, IVO VENEROTTI, OLGA MAÍRA FIGUEIREDO E MELISSA ANJOS

NEPEC (NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ESPAÇO E CULTURA)

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA HUMANA

INSTITUTO DE GEOGRAFIA – IGEOG

CTC - CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

UERJ – UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

YOUTUBE – TV GLOBO – ROTEIRO NOTURNO NO CENTRO DO RIO A PÉ:

http://www.youtube.com/watch?v=_n4gPk_tiNU


TV GLOBO - ROTEIRO NOTURNO NO CENTRO DO RIO A PÉ - UERJ - JORNAL DA GLOBO - 19/05/2009:

http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1160470-16021,00-AS+BELEZAS+DE+UM+PASSEIO+NOTURNO+PELO+RIO+DE+JANEIRO.html


Outras matérias em emissoras de televisão:

http://www.youtube.com/watch?v=4X9rxnXx9xA&feature=related

Escola de futebol gratuita para crianças e jovens de 9 a 16 anos

Projeto Meninos da Doze, um programa voltado para a comunidade carente. Escola de futebol gratuita para crianças e jovens de 9 a 16 anos.
Não utilizamos nenhuma renda governamental.

Como uma organização sem fins lucrativos apoiado em uma comunidade de voluntários, esforçamo-nos para trazer esporte e qualidade de vida para a comunidade carente da nossa região. Sua doação irá nos ajudar a manter a Associação Esportiva Unidos da Doze em funcionamento e torná-la mais úteis para várias crianças, jovens e adultos.

A Associação Esportiva Unidos da Doze é operada por uma diretoria eleita, uma união de pessoas que trabalham em caráter beneficente, temos documentação regularizada, empresa aberta com CNPJ ativo, sediada no Parque Dorotéia, São Paulo - SP. Nós enviaremos um recibo para o endereço informado certificando que a doação foi recebida.

Estamos com um projeto de conseguir verba para comprar um fardamento para a utilização em jogos amistosos e em campeonatos. Atualmente estamos emprestando o material, porém eles vem com patrocínios da kaiser e não seria bom o incentivo.
Todos os valores depositados serão demonstrados em nosso site www.unidosdadoze.com.br que convidamos você para visitar e em nosso jornal É NOSSO! www.enossojornal.com.br .

Envie via email as seguintes informações e ajude nosso projeto:
Quero doar ( )R$ 13,00 ( ) R$ 20,00 ( )30,00 ( ) R$___________
Nome completo:
E-mail para envio do boleto:
CPF:
Endereço:
A data do vencimento será de cinco dias após o recebimento do e-mail com as informações. Vale destacar que o boleto em caso de não pagamento não será protestado pela a Associação Esportiva Unidos da Doze e deve ser inutilizado.

5.7.09

II Simpósio de Educação Ambiental Empresarial do Rio de Janeiro

II Simpósio de Educação Ambiental Empresarial do Rio de Janeiro-(II SEARJ)


Data: De 27-29 de Outubro de 2009.
Local: Pavilhão João Lira Filho, Campus da UERJ-Maracanã
Entidade Promotora: Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Coordenador Geral: Alexandre de Gusmão Pedrini (LAFEA/DBV)
Gestão Administrativa: Centro de Estudos do Ibrag (CE-BIO/IBRAG)

Objetivos Principais do evento
1. Congregar os principais autores sociais envolvidos com a Educação Ambiental no contexto empresarial brasileiro, visando conhecer suas demandas, dificuldades, interesses, projetos e planos;
2. Difundir através de amplos debates, oficinas, palestras, mesas-redondas e conversas informais as experiências empresariais e acadêmicas com o fim de construir um corpo sólido de conhecimento na área;
3. Identificar parceiros no contexto empresarial para a construção participativa de Sociedades Sustentáveis, segundo o paradigma vigente oficial apresentado no Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA, segunda versão, 2005);
4. Conhecer o que vem sendo feito em EA pelas grandes corporações com o fim de colaborar para o seu permanente aperfeiçoamento;
5. Debater critica e construtivamente as normas governamentais (federais, estaduais e municipais) sobre EA no licenciamento, em TAC´s, atos compensatórios, etc, visando o seu aperfeiçoamento técnico a luz dos avanços na área empresarial e de EA.
6. Despertar jovens para a área de EAE, visando à renovação dos recursos humanos na área.
Conselho Científico:
Prof. Dr. Alexandre de Gusmão Pedrini (IBRAG-UERJ/REARJ/Conema); Prof. Dr. Carlos Frederico Loureiro (FE/UFRJ); Prof. Dr. Celso Sanchez (UNIRIO/UCAM/UVA); Profa. Dra. Elza Maria Neffa Vieira de Castro (EDU/UERJ); Prof. Dr. José Antonio Puppim (Universidade de Londres, Inglaterra); Prof. Dr. Mauro Guimarães (UFRRJ)-
Conselho Empresarial: Suzana Sattamini (Cenpes/Petrobrás); Liliane Capistrano ( Ambieco); Marilena Lino de Almeida Lavorato (Mais Projetos); Lindomar Alves Lima (Ciclos Consultoria Ambiental); Lucila Fernandes Lima; (ZHQ Meio Ambiente-SP); Claudia Mello (QMN Gestão e Treinamentos Ltda);
Atividades Previstas:
Horário
Terça-Feira
Quarta-Feira
Quinta-feira
09h
às
10h
Inscrições e credenciamento
(Subsolo da Capela Ecumênica)
Capela Ecumênica
Mesa-Redonda: A EA pelo licenciador:
Mediador: Elida Seguin Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.
Debatedor/Relator: Prof. Dr. Carlos Frederico Loureiro (FE/UFRJ);
Palestrantes:
Edmilson Maturama (IBAMA/ DILIC/ SEAGEP); A EA no licenciamento ambiental do Ibama
Livia da Rós de Mattos (IEMA/ES);
A EA no licenciamento ambiental estadual do Iema
Lara Moutinho (SEAM/SEA/RJ); A EA no licenciamento ambiental estadual da SEA/RJ
Debate Público
Capela Ecumênica
Apresentação oral dos trabalhos científicos
10 h às
12h
Capela Ecumênica
Abertura:
Diretor do Ibrag: Israel Felzenszwalb, Superintendente do Ibama-RJ Adilson Gil,; Secretário de Meio Ambiente do Estado e Município do SEA/RJ e demais autoridades
Palestra Magna
A EA no Licenciamento Ambiental do Brasil
Dr. Roberto Messias Franco; Presidente do Ibama-à confirmar
Subsolo da Capela Ecumênica
Coquetel Orgânico
Relançamento do livro:
Educação Ambiental Empresarial no Brasil da Editora RiMa
13h
às
14h
Almoço
Almoço
Almoço
14h
às
17h
Oficinas
1. Mudanças Climáticas: Vilmar Berna (REBIA)-Aud. 11
2. Introdução ao Mercado de Créditos de Carbono. Esp. Denise de Mattos Gaudard (Saber Global)-Aud. 13
3. Metodologia Corpo e Alma na EAE: Dra. Ivana Ribeiro (Ibev)-Aud. 33
4. A EA na Responsabilidade Socioambiental Empresarial; Profª Lucila Fernandes Lima; (ZHQ Meio Ambiente)-Aud. 53
Capela Ecumênica
Mesa-Redonda: A EA no contexto empresarial.
Mediador: Esp. Lindomar Alves Lima (Ciclos Consultoria Ambiental)
Debatedor/Relator: Prof. Dr. Phillipe Layrargues (UnB); à confirmar
Palestrantes:
Biol. Marcio Mota (MJ M Serviços Técnicos Ambientais). A EAE no Contexto das Partes Interessadas:
Dra. Ivana Ribeiro (Ibev); Metodologia Corpo e Alma na EAE
Debate Público
Capela Ecumênica
Definiçao da sede do III SEAERJ e da comissão organizadora
Avaliação do evento
Entrega dos certificados
Encerramento
17h
às
21h
Subsolo da Capela Ecumênica
Roda de Conversa com autores de livros em EAEB:
Layrargues ; Lima et al
Loureiro et AL; Pedrini et al

Apoio: Conselho Regional de Biologia 02 (RJ/ES); Ambieco, Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA); Secretaria do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (SEA/RJ); Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMA)-RJ; Departamento de Extensão da UERJ; NUREDAM/EDU/UERJ; IFRJ/RJ: Ciclos Consultoria Socioambiental; Liter e Arte Brasil; Mais Projetos; ZHQ Meio Ambiente-SP; QMN Gestão e Treinamentos Ltda; Saber Global, Rede de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro (REARJ).

Agência de Turismo: Terra Sólida Turismo
INSTRUÇÕES E NORMAS PARA AUTORES DOS ANAIS do II SEAERJ
EIXOS TEMÁTICOS: 1) Educação Ambiental no setor produtivo; 2) Mudanças Climáticas e Aquecimento Global; 3) Mecanismos de Desenvolvimento Limpo e Mercado de Carbono; 4) Educação Ambiental no Processo de Licenciamento Ambiental; 5) Educação Ambiental em Acidentes e Incidentes Ambientais; 6) Treinamento, capacitação e educação ambiental nas Certificações Empresariais; 7) Educação Ambiental na Responsabilidade Socioambiental; 8) Educação Corporativa e no Trabalho; 9) Compensação Ambiental; 10) Educação Ambiental no SGI/SMS; 11) Educação Ambiental na Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional; 12) Agenda 21 empresarial.
AS DATAS MÁXIMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS : Até 30 de agosto de 2009 envio da primeira versão e caso seja aceito de imediato não precisará reencaminhar o texto, mas se cair em exigências de aperfeiçoamento do Comitê editorial (CE) terá que ser postado até 15 de setembro de 2009.
NORMAS DE SUBMISSÃO: Só serão aceitos trabalhos para os anais se tiver, pelo menos, um autor inscrito com o pagamento da taxa de inscrição realizada. A contribuição terá que ser original e inédita e não pode ter sido apresentado nos mesmos termos em outro evento ou periódico científico ou técnico de acesso público. Cada arquivo para submissão terá que estar em formato Microsoft Word de 2003 e não pode ultrapassar 2MB. Todos os endereços eletrônicos têm que estar ativos e prontos para clicar. O texto tem que seguir os padrões de formato e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores. As normas bibliográficas básicas têm que seguir as da ABNT de 2002. Não será aceito trabalho sem referencial teórico e nem citação de fonte bibliográfica que não seja de acesso público.
DIRETRIZES PARA AUTORES: ENDEREÇO PARA ENVIO DOS MANUSCRITOS: Prof. Alexandre de Gusmão Pedrini, Rua Jorge Rudge, 14/402, CEP 20550-220-Vila Isabel, Rio de Janeiro-RJ. Caso os autores não produzam as modificações solicitadas pelo CE sem as devidas argumentações em contrário e que venham a ser aceitas , provando suas refutações o trabalho poderá não ser incluído nos anais, sendo, porém mantida a inscrição paga como participante sem trabalho.
ESTRUTURA DO MANUSCRITO: O manuscrito deve ser iniciado com o Titulo, que deve ser conciso e informativo, com no máximo 15 palavras, todo em maiúsculas, negrito e centralizado. Os subtítulos incluídos no texto devem ser em maiúsculas, não numerados e alinhados à esquerda. Logo após o Título inserir o Resumo que conterá a síntese das idéias mais importantes do trabalho, escrito em espaçamento simples e num único parágrafo com 200-400 palavras com 5 Palavras-chave ao final. O Abstract terá 5 Keywords. O conteúdo do trabalho terá que conter: Título, Autores (com o site de cada o autor no CV Lattes do CNPq), vinculação institucional e endereço postal e virtual, Resumo, Abstracts, Introdução, Metodologia, Resultados e/ou Discussão, Conclusões, Recomendações (se for o caso), Agradecimentos e Literatura Citada.
FORMATAÇÃO: O manuscrito deve ser editado em Microsoft Word versões 2000-2003, sendo formatado em tamanho A4 (210 x 297 mm), texto na cor preta e fonte Times New Roman, tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para citações longas, legendas de figuras, tabelas, quadros, gráficos (em preto e branco) e referências, com ilustrações em escala cinza. Todas as margens do manuscrito (superior, inferior, esquerda e direita) devem ter 2,0 cm. O espaçamento entre parágrafos: 0; entre linhas: 1,5; alinhamento justificado; recuo especial da primeira linha: 1,25. Não serão aceitas notas nem de rodapé nem ao final. O resumo, as referências, as legendas de ilustrações e tabelas, as citações textuais longas devem ser formatadas em espaço simples de entrelinhas. Tabelas, gráficos, desenhos, mapas e fotografias, lâminas, plantas, organogramas, fluxogramas, esquemas ou outros elementos autônomos têm que aparecer na própria página onde está inserido o texto a que se refere. Os manuscritos terão que ser enviados em duas vias impressas, além de seu arquivo num DVD ou CD, sendo que êle terá quer ter o seguinte nome: trabseaerj+ sobrenome dos autores juntos. Por exemplo: trabseaerjpintocarvalho.doc
DIREITOS AUTORAIS: O II SEAERJ deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, desde que os devidos créditos sejam dados ao II SEAERJ. Todos os trabalhos publicados poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas. Arquivo com vírus será sem direito a reclamações posteriores. Os assuntos omissos serão resolvidos pelo CE.
Períodos de inscrição para o II SEAERJ
Site do II SEAERJ: (www.seaerj.com.br)
Estudante de nível médio, graduação/pós-graduação(100)
Profissional
(200)
Inscrito no CRBio-02
De 10.07-30.08. 2009
50,00
80,00
50,00
Até 30.09. 2009
80,00
100,00
80,00
Até o primeiro dia do evento
100,00
120,00
100,00
Oficina: R$ 50,00 (aos inscritos apenas nas oficinas não receberão o material do congresso)
Inscrição, apenas, por e-mail para cienciasuerj@gmail.com com cópia para pedrini@uerj.br, enviando comprovação de pagamento escaneado (extrato de pagamento no Banco Real) por arquivo; no caso de solicitação de desconto na inscrição valerá a data de chegada no e-mail acima e o documento comprobatório da situação de desconto terá que ser igualmente escaneado e enviado junto. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail. Para inscrição no evento uma ficha de inscrição terá que ser inteiramente preenchida no site. Ao fazer o pagamento da inscrição e enviar sua comprovação o interessado poderá enviar seu trabalho para submissão ao CE.
_____________________________________________________________________


http://terevictorino-ea.blogspot.com/

3.7.09

Pré-Técnico Precisa de Professores Voluntários:

Pré-Técnico Perfeita Alegria Precisa de Professores Voluntários

Biologia

Língua Portuguesa

Redação

Informática

Língua Inglesa


Maiores informações

Tel.: 2792-0598

Cel.: 8246-4082

e-mail: perfeitalegria@yahoo.com.br

Blog: http://perfeitalegria.blogspot.com/

Endereço: Rua Mário de Araújo 2013 – sobrado.

Bairro Nossa Senhora de Fátima – Nilópolis/RJ

1.7.09

Faetec abre inscrições para cursos à distância

Rio - Com cursos de operador de telemarketing, auxiliar de escritório, promotor de vendas, bombeiro hidráulico, básico em eletricista predial, montagem e manutenção de micro computadores e manutenção de eletro-eletrônicos, os seis pólos de Educação a Distância (EAD) da rede da Faetec estão com inscrições abertas para a formação inicial e continuada de trabalhadores, na modalidade semipresencial.

Ao todo são 2.520 vagas, sendo 60 por curso em cada uma das unidades, localizadas em: Belford Roxo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Imbariê e São Gonçalo. No pólo de Vilar dos Teles o período de inscrição será entre 6 e 11 de julho. Para participar dos cursos de educação a distância o candidato precisa ter comprometimento com o aprendizado. O aluno recebe material didático e estuda em casa, no trabalho ou em qualquer lugar onde possa acessar a internet. Semanalmente, são agendadas aulas práticas na unidade para a qual fez a inscrição.

Os cursos da área administrativa têm duração de três meses, na área industrial os cursos duram quatro meses.

Para participar o candidato deve ter mais de 17 anos e o 8º ano do ensino fundamental concluído. As inscrições são gratuitas, assim como os cursos e o material didático, e devem ser feitas até 11 de julho, diretamente na unidade onde o aluno pretende freqüentar as aulas práticas, entre 9h e 16 horas, de segunda a sexta-feira, mediante a apresentação de comprovantes de escolaridade e residência, documento de identidade, CPF e uma foto 3x4.

O sorteio das vagas será no dia 13 de julho, a matrícula no período de 13 a 16. As aulas começam em 3 de agosto de 2009.

Os endereços das unidades são:

1- Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Belford Roxo, rua Tenente Honório Leite Porto, s/n°, Sargento Roncali, telefone 8843-0318.

2- Cetep Imbariê, rua Almirante Cochrane, s/n°, Santa Lucia, Duque de Caxias, telefone 2787-1011.

3- Cetep Santa Cruz, Largo do Bodegão, n° 46, Centro, Santa Cruz, telefone 2333-7229.

4- Cetep São Gonçalo, avenida Lucio Tomé de Feteira, s/n°, CIEP 247, Vila Lage, São Gonçalo, 2629-3285.

5- Cetep Vilar dos Teles, rua Cesar Lemos, n° 22, Centro, São João de Meriti, 3752-1194.

6- Escola Técnica Estadual (ETE) João Luis do Nascimento, rua Luiz de Lima, 272, Centro, Nova Iguaçu, telefone 2669-4806.

Mais informações pelo telefone 2332-4083 ou no site www.faetec.rj.gov.br/dif/ead.

Design & Excellence Brazil inscreve até 02/08/09

Oscar do Design Mundial está com inscrições abertas

O programa Design & Excellence Brazil (DEBrazil) receberá até o dia 2 de agosto inscrições de produtos brasileiros para concorrer ao iF Product Design Award 2010, principal prêmio europeu de design. Um comitê nacional escolherá, entre os inscritos, produtos que receberão apoio logístico e financeiro do DEBrazil para participar da premiação, que é conhecida como o Oscar do Design Mundial. Os interessados podem se inscrever por meio de formulário online, disponível no endereço eletrônico www.designbrasil.org.br/debrazil.

O iF Product Design Award premia produtos que estão no mercado há até três anos ou que começarão a ser fabricados no ano do concurso, nesse caso, com lançamento até dezembro de 2010. Os produtos podem participar em 16 categorias: transportes, lazer/estilo de vida, áudio/vídeo, telecomunicações, computadores, escritório/empresa, iluminação, móveis/têxteis, casa/cozinha, banheiro/bem-estar, edifícios, design público/design de interiores, medicina/saúde, indústria, veículos especiais/tecnologia agrícola e estudos avançados.

DEBrazil

Coordenado pelo Centro de Design Paraná, o DEBrazil é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Na edição 2009 do iF Product Design Award, 20 produtos brasileiros ficaram entre os 802 vencedores, selecionados entre quase 3 mil inscritos de 38 países.

Serviço:
Inscrições DEBrazil
Até 2 de agosto de 2009
Regulamento e inscrição pelo site: www.designbrasil.org.br/debrazil
Informações pelo telefone: (41) 3076-7332

Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação do MDIC
Aline Cruz Moura
(61) 2109-7198

INTERACT Comunicação Empresarial
Juliane Ferreira
(41) 3079-2719